D. Manuel Clemente destacou os desafios de uma sociedade marcada por «retrocessos de civilização e cultura»
Lisboa, 30 nov 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa ordenou este domingo no Mosteiro dos Jerónimos 13 novos diáconos, exortando-os a uma vida à imagem de Cristo, “oferecida a todos e por todos”.
Na sua homilia, D. Manuel Clemente destacou os desafios de uma sociedade onde “não faltam sinais de enormidades caducas e propalados avanços, que são outros tantos retrocessos de civilização e cultura”.
Tudo pode ser “inconsistente”, mas “a humanidade não”, enquanto “lugar de compromisso e encontro”, salientou o cardeal-patriarca, lembrando que a vida nova de Cristo é para ser levada a todos, “homem ou mulher, pai ou mãe (integral e nunca “alugável”), nascido ou nascituro, jovem ou idoso, saudável ou enfermo”.
Durante a celebração, que assinalou o início do tempo litúrgico do Advento, de preparação para o Natal, D. Manuel Clemente sublinhou que a missão que os novos diáconos agora abraçam é um ministério de serviço.
Porque “em Cristo, na verdade, reinar é servir, única maneira de ocupar o território imenso dos corações humanos. Do serviço atento e humilde à humanidade que sofre e O espera”, complementou.
JCP