Lisboa: Cardeal-patriarca incentivou ao exemplo de vida de D. Óscar Romero

Cáritas Portuguesa homenageou beato salvadorenho

Lisboa, 29 jun 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu este domingo a uma Missa inserida na homenagem que a Cáritas Portuguesas promoveu ao beato salvadorenho D. Óscar Romero (1917-1980), uma figura “muito importante” que reconhecido como mártir pela Igreja Católica.

“Não desiste da cura e salvação dos pobres e não desiste da insistência e conversão dos ricos, o que é verdadeiramente evangélico nas palavras e no posicionamento do arcebispo, não desiste de ninguém”, assinalou D. Manuel Clemente na igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

Segundo o presidente da Conferência Portuguesa, o arcebispo de El Salvador, depois de ter visto “com olhos de ver” a realidade, sentiu-se “mobilizado inteiramente, no seu coração de pastor, na sua atitude de cristão”.

“Nunca mais se calou. Respondeu, exortou, alertou para aquilo que acontecia”, destacou D. Manuel Clemente.

Neste contexto, o cardeal-patriarca de Lisboa distingue que “nunca o conseguiram arregimentar” para nenhum dos lados do conflito civil, porque a sua ação era de Cristo, ou seja, “feito tudo para todos”.

O beato salvadorenho foi assassinado enquanto celebrava Missa na capela de um hospital de Salvador, em 1980, depois de repetidamente ter denunciado os muitos atos de violência que se viviam naquele país.

“Alertando para o que era mais urgente, inadmissível, quer localmente quer mesmo quando se deslocou para fora de El Salvador foi verdadeiramente exemplar e, para quem o conhecia, até deslumbrante”, desenvolveu o patriarca de Lisboa.

Na Eucaristia, o prelado considerou que a beatificação de D. Óscar Romero que aconteceu a 23 de maio, em El Salvador, “já tardava”, mas “a hora de Deus acaba sempre por soar”.

D. Manuel Clemente elogiou também a agenda do arcebispo salvadorenho que “era de toda a gente” sobretudo de quem “mais precisava” da sua presença, em situações dramáticas.

Na última assembleia geral da 'Caritas Internationalis', que aconteceu em Roma, de 12 a 17 de maio, D. Óscar Romero, foi aclamado patrono da organização, juntamente com São Martinho de Porres e Madre Teresa de Calcutá, pelo exemplo que deixa a todos enquanto homem que deu a vida pela justiça.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top