D. José Policarpo presidiu a missa no 30.º aniversário do Movimento Encontro Matrimonial
Estoril, Lisboa, 16 jan 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou este domingo que o casamento deve ser para os católicos um “chamamento à santidade”, agradecendo o empenho dos que se consagram à “evangelização da família”.
D. José Policarpo falava durante a missa a que presidiu na igreja dos Salesianos no Estoril para assinalar os 30 anos do Movimento Encontro Matrimonial em Portugal.
“Para um cristão que entregou toda a sua vida a Jesus Cristo, que escutou o Senhor, o casamento é uma vocação, isto é, um caminho de santidade, um chamamento à santidade, o que pressupõe, não a anulação dos dinamismos da natureza, mas a sua transformação contínua, a sua elevação ao nível da caridade”, afirmou, citado pela RR.
No final da celebração, o patriarca de Lisboa deixou um convite aos presentes: “Agradeço-vos a disponibilidade para a evangelização da família e se querem uma sugestão, usando um bocadinho os vossos hábitos e a vossa linguagem, no fim desta celebração, escrevam todos uma carta de amor à Igreja”.
O ‘Encontro Matrimonial’ (World Marriage Encounter) é um movimento católico que tem como objetivo “revitalizar” a relação em casal e que procura ajudar as pessoas a “aprofundar a sua relação um com o outro e com os outros, integrando-se em pequenos grupos”.
RR/OC