Lisboa: Cardeal-patriarca diz que tem vivido para «servir a Igreja»

D. José Policarpo iniciou ciclo de catequeses, na Quaresma, sobre a «renovação da missão evangelizadora»

Lisboa, 13 Mar (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, afirmou hoje que tem procurado viver para “servir a Igreja”, aludindo ao seu 50.º aniversário de ordenação como sacerdote.

“Neste ano em que celebro o meu jubileu sacerdotal, quero manifestar essa alegria de ter procurado viver toda uma vida, amando este Povo como o Senhor o ama, servir a Igreja, Povo do Senhor”, disse, na primeira catequese do ciclo quaresmal de 2011, que vai versar sobre a “renovação evangelizadora da Igreja”.

“Para evangelizar, a Igreja precisa de acreditar na Mensagem e precisa de amar a Deus em Jesus Cristo, de modo a sentir que evangelizar é uma fidelidade de amor”, disse o cardeal José Policarpo, na Sé patriarcal.

Este responsável observou que “na mentalidade contemporânea, a compreensão da pessoa humana, a busca da felicidade como plenitude de vida, estão marcadas pela perspectiva do indivíduo, desenvolvida no pensamento filosófico dos últimos séculos, o que levou à perda do sentido do colectivo como unidade, como verdadeiro sujeito inter-agindo com os sujeitos individuais”.

“A sociedade, a Igreja, a família ou outras expressões de comunidade não são somatórios de indivíduos, mas são uma realidade nova, com uma identidade própria, que não anulam o indivíduo, mas o enquadram na sua realização pessoal”, indicou.

O patriarca falou num “Deus da promessa” perante o qual cada cristão é chamado a “acreditar, confiar, pôr-se a caminho”, sublinhando que “mesmo quando os cristãos são infiéis, a Igreja será sempre fiel em Jesus Cristo”.

Para o cardeal lisboeta, a Igreja deve cultivar uma “intimidade de convivência” e “anunciar a boa-nova da salvação”.

“A Igreja não se limita a anunciar. Ela é anúncio e este é o pregão da alegria que sentimos em ser o Povo do Senhor”, concluiu.

A primeira catequese teve por tema específico “A Igreja é o Povo do Senhor”, seguindo-se, a 20 de Março, uma reflexão sobre “A resposta da Igreja: Escutar a Palavra do Senhor”.

No dia 27 de Março, a catequese tem por tema “A resposta da Igreja: A fidelidade” e no sábado, dia 2 de Abril, D. José Policarpo aborda o tema “A resposta da Igreja: A Santidade”.

“A vocação e Missão” é o tema da meditação no dia 10 de Abril, antes da sexta e última catequese quaresmal, que ocorre no Domingo de Ramos, 17 de Abril, sob o tema “Em cada ano a Igreja celebra a Páscoa com o seu Senhor”.

A transmissão das catequeses, que são seguidas da oração de vésperas, presididas por D. José Policarpo, pode ser acompanhada online através do sistema de comunicação Rádio Olivais, do Seminário dos Olivais, nas páginas www.seminariodosolivais.org e www.patriarcado-lisboa.pt.

OC

Partilhar:
Scroll to Top