Lisboa: Cardeal-patriarca destaca «vida autenticamente cristã» do padre Feytor Pinto

D. Manuel Clemente evoca sacerdote e cidadão «exemplar»

Lisboa, 06 out 2021 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa evocou hoje a vida “autenticamente cristã”, do padre Vítor Feytor Pinto, que faleceu esta madrugada, aos 89 anos de idade.

“Era um comunicador extraordinário, como sabemos. As suas missas, as suas pregações e outros encontros que fazia, quer antes, quer depois dos seus tempos no Campo Grande, eram seguidas por muita gente e depois com a internet, muitas mais”, assinala D. Manuel Clemente, em declarações à Renascença.

O patriarca de Lisboa esteve com o sacerdote de 89 anos há dois dias, na Casa Sacerdotal, onde este vivia.

O responsável católico evoca um sacerdote e um cidadão exemplar, cujo “serviço também foi requisitado pela sociedade civil em vários aspetos, desde a luta contra a droga e depois na defesa e promoção da vida”.

“Foi das presenças sacerdotais e cívicas na sociedade portuguesa das últimas décadas mais marcantes em todo o sentido da palavra, ninguém ficava indiferente à sua palavra, porque era preenchida de uma enorme convicção”, aponta.

D. Manuel Clemente destaca o compromisso do falecido sacerdote na promoção da saúde e na defesa da vida humana.

“Ele foi muito importante, não só no desenvolvimento como na incidência da Pastoral da Saúde como na pastoral da Vida, a favor da Vida. Claro que, como crente que era, a vida tinha fronteiras que ultrapassavam a morte”, conclui.

Já a Direção Nacional da Associação Nacional dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) emitiu uma nota em que envia “sentidas condolências” à família do padre Feytore à comunidade paroquial de Campo Grande que durante tantos anos serviu.

“Figura sempre próxima, disponível e presente, o padre Vítor Feytor Pinto deixou a sua marca pessoal e de pastor na AMCP, associação que serviu com zelo e dedicação desde inícios a década de 80 do século XX, em certo tempo como assistente espiritual nacional e nos anos mais recentes como assistente espiritual do Núcleo Diocesano de Lisboa”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

OC

Igreja/Portugal: Faleceu o padre Vítor Feytor Pinto

Partilhar:
Scroll to Top