D. Manuel Clemente convida à participação no Dia da Igreja Diocesana, este domingo
Lisboa, 30 mai 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa escreveu uma carta aos diocesanos para apelar à participação no Dia da Igreja Diocesana, no domingo da Santíssima Trindade.
“Unindo as nossas diferenças, mais forte do que as nossas divisões, Deus uno e trino faz de nós uma pluralidade unida, como na diocese acontece e assim se oferece ao mundo, para a sua unidade também”, destaca D. Manuel Clemente.
O prelado pede que no Dia da Igreja Diocesana todos se contemplem em Deus uno e trino “cuja única vida é perfeita comunhão”.
Com o tema ‘Consagrados numa Igreja em missão rumo ao Sínodo Diocesano’, também está programado para este dia o lançamento do programa pastoral para o Ano Pastoral 2015-2016.
O Dia da Igreja Diocesana 2015 vai celebrar-se nas instalações dos Salesianos de Lisboa.
Segundo o cardeal-patriarca, em pleno Ano da Vida Consagrada, este dia “reconhece e agradece” o “grande dom” dos irmãos e irmãs que radicalizaram a sua condição batismal na sua entrega “estimulando a todos” com o alento dos respetivos carismas.
“Cada instituto religioso ou secular sublinha uma dimensão específica da infinita riqueza de Cristo, exemplarmente vivida pelos respetivos fundadores/as e oferecida à Igreja para a sua edificação e missão”, desenvolveu D. Manuel Clemente, reforçando que em caminhada sinodal “só com todos” chegam a “todos”.
CB