D. Manuel Clemente presidiu à festa diocesana das famílias em Alcobaça
Lisboa, 29 mai 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa celebrou em Alcobaça a Festa Diocesana da Família e desafiou os cristãos a serem sinónimo de “família” para todos quantos hoje vivem como excluídos no meio da sociedade.
Na homilia da eucaristia deste domingo, publicada em vídeo pelo Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente recordou os homens e mulheres que hoje enfrentam contextos de “desagregação”, de “distanciamento”.
“Hoje numa sociedade que tem tantas coisas boas e promissoras, mas também tantas solidões, tantos restos de famílias, de pessoas que vivem sós porque os parentes vivem longe, ou porque já não os têm, reforcemos o leque familiar, porque isto é estar ao lado de Deus como biblicamente se revela, como nos criou, como nos recriou em Cristo”, frisou aquele responsável.
Numa festa que teve como tema ‘A alegria do Amor’, retirado da exortação apostólica que o Papa Francisco dedicou a todas as famílias, D. Manuel Clemente lembrou que “a família é a chave da Igreja”, porque nasceu a partir da própria experiência de Cristo “na família de Nazaré, no “contacto com Maria sua mãe e José o seu pai adotivo”.
“Se nós não desenvolvemos, neste sentido mais largo onde caibam todos, mesmo os que não têm famílias, a linguagem familiar de Jesus, os sentimentos familiares de Jesus, nós não somos verdadeiramente a sua Igreja”, alertou o cardeal-patriarca de Lisboa.
Durante a celebração, foram celebradas as bodas matrimoniais dos casais que assinalam 5, 10, 25, 50 ou mais anos de casados em 2017.
Procedeu-se ainda à entrega de diplomas a todos aqueles que concluíram este ano uma formação na área da Pastoral Familiar.
“Que importante que é o vosso testemunho, formação, vinculação, expressão familiar para que nós Igreja aprendamos a ser verdadeiramente uns com os outros a família de Deus”, disse D. Manuel Clemente aos casais.
Quanto à formação em Pastoral da Família, o cardeal-patriarca agradeceu “a disponibilidade” das pessoas que integraram o curso e que agora “vão ser formadores familiares nas respetivas vigararias”.
“Gostaria que isto se alargasse às 17 vigararias da nossa diocese”, incentivou D. Manuel Clemente, apontando para “uma realidade familiar que se vive localmente e que precisa de ser acompanhada”.
“Que em cada comunidade cristã, a família seja o critério base na formação das famílias, na educação dos filhos, na formação dos casais, permanente, não apenas antes do matrimónio mas depois na perpetuação do matrimónio”, completou.
A próxima Festa Diocesana da Família vai ter lugar no dia 27 de maio de 2018, Dia da Santíssima Trindade, em Torres Vedras.
JCP