D. Manuel Clemente vai presidir à Eucaristia com casais que celebram Bodas Matrimoniais
Lisboa, 28 mai 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa convidou as famílias a participar na festa diocesana que decorre hoje sob o lema ‘A Alegria do Amor’, a partir das 10h00, no Mosteiro de Alcobaça.
“Porque «é dando que se recebe», como Jesus viveu e ensinou. A proposta familiar cristã – a mesma que Jesus enunciou – é de alegria que perdura no amor que persiste”, afirma D. Manuel Clemente, numa mensagem divulgada pelo Patriarcado de Lisboa.
O cardeal-patriarca refere que a família “supera todo o egoísmo” e faz comunhão autêntica, sempre com os outros, sempre mais além no conjunto, “sempre mais eterna em Deus e com a sua graça renovadora”.
O tema ‘A Alegria do Amor’ que dá mote à festa das famílias no Patriarcado de Lisboa foi desenvolvido na exortação pós-sinodal do Papa Francisco, publicada em abril de 2016.
“Porque disso mesmo se trata, ou seja, da verdadeira alegria que apenas se alcança vivendo com os outros e para os outros, na permanente atenção recíproca, na constante dádiva de si”, observa.
Segundo D. Manuel Clemente, preparar e acompanhar a vida familiar “é tarefa prioritária” das comunidades cristãs, para se tornarem autênticas “famílias de famílias” algo que se consegue com “o testemunho e a colaboração” dos casais e famílias que “vivem a proposta evangélica”.
Na Festa Diocesana da Família, acrescenta, os participantes podem fazer a experiência de convívio, partilha e celebração, com destaque para a presença de casais que celebram datas marcantes do seu matrimónio na Eucaristia, a partir das 16h00.
O programa preparado pelo Sector da Pastoral da Família da Diocese de Lisboa inclui uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, atividades para jovens/crianças, conferências, uma feira familiar, jogos e atividades organizadas pelos movimentos.
CB/OC