D. Manuel Clemente destaca disponibilidade dos catequistas
Lisboa, 02 fev 2022 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa destacou hoje a “qualidade humana e cristã” dos catequistas, saudando a sua disponibilidade e dedicação.
“É com toda a estima que vos dirijo estas palavras, no 90.º aniversário da catequese diocesana organizada”, começa por assinalar D. Manuel Clemente, numa mensagem publicada online.
O cardeal-patriarca de Lisboa lembra que “só nos anos 50 apareceram os catecismos nacionais” e se hoje as possibilidades são outras “e a tecnologia disponível é imensa”, o “essencial e mais marcante continua idêntico”.
“Refiro-me à qualidade humana e cristã de quem ‘dá’ catequese, com disponibilidade, atenção e verdadeira estima por aqueles a quem se dirige. Assim aconteceu com o próprio Jesus, de quem os Evangelhos guardam certamente a palavra, mas integrada no todo da sua figura tão inolvidável e marcante”, desenvolveu.
Nos 90 anos do Secretariado Diocesano da Catequese do Patriarcado de Lisboa, que se celebram hoje, D. Manuel Clemente evoca com memória agradecida “quem levou por diante a iniciativa e a fez ainda mais indispensável para todos”.
“Foi uma generosidade imensa que se desdobrou da cidade para o campo, das grandes para as mais pequenas paróquias e numa altura em que grande parte da população não sabia ler e os próprios suportes escritos eram poucos. Não foi por acaso que muita catequese era dada pelas ‘professoras de instrução primária’, ligando escolaridade e catequese”, assinalou o cardeal-patriarca.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Catequese de Lisboa informa que, para assinalar este aniversário, vai apresentar a iniciativa “nove décadas, nove rostos”, com o testemunho de catequistas nascidos nestas nove décadas”.
O diretor do Secretariado da Catequese, o padre Tiago Neto, afirma que a celebração destes 90 anos de catequese organizada são motivo de “profunda gratidão pelo vivido e pelas pessoas que deram a sua vida” pela catequese na diocese.
“A necessidade de um contínuo investimento na formação dos catequistas, na proposta de transições catequéticas adaptadas às novas gerações, com particular incidência nas novas linguagens da fé”, são, segundo este responsável, desafios para o futuro.
No contexto da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa vai acolher, de 1 a 6 de agosto de 2023, o padre Tiago Neto destaca o Setor da Catequese tem contribuído no projeto catequético para adolescentes ‘Say Yes’.
Para assinalar este dia festivo, o sítio online do Secretariado Diocesano da Catequese passa a estar integrado no portal do Patriarcado de Lisboa.
CB/OC