Lisboa: Cardeal-patriarca aponta a «ótima estreia» de novos padres na JMJ

D. Manuel Clemente presidiu a Missa com ordenação de três sacerdotes

 

Lisboa, 03 jul 2023 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu este domingo à Missa com ordenação de três sacerdotes, no Mosteiro dos Jerónimos, apontando à sua “estreia” durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

“Tereis ocasião de uma ótima estreia, na Jornada Mundial da Juventude, em que seremos tantos, em que serão quase infinitos, aqueles que vos esperam. Confiai na graça que vos faz assim, vivei na felicidade que dareis aos outros”, disse D. Manuel Clemente, na homilia da celebração.

Os padres Hélio Soares, Miguel Teixeira Duarte e Nuno Vicente foram alunos do 6.º ano do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.

Foto: Duarte de Mourão Nunes

O cardeal-patriarca destacou que, com a ordenação sacerdotal, são chamados a alargar os laços humanos “à familiaridade sem fronteiras” da comunidade cristã.

“A autossuficiência, de sentimentos ou projetos, não dá lugar a Deus nem aos outros e acabará por não nos dar lugar também a nós”, acrescentou.

A homilia assinalou a importância da “graça do celibato”, considerando-a particularmente “eloquente”, atualmente, “quando a coisificação de pessoas e relações mais reclama a demonstração dum amor desinteressado”.

“Ficareis configurados com Cristo sacerdote e pastor, para que, também por vós, outros sublimem o clamor natural pela ajuda divina no louvor gratuito de Deus salvador; para que, pela caridade pastoral que preencherá os vossos dias, muitos reconheçam a bondade de Deus, que em vós os visita”, declarou o cardeal português.

D. Manuel Clemente falou ainda da “casa da Igreja”, como “uma casa aberta a todos”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top