D. José Policarpo presidiu à ordenação de quatro novos diáconos
Lisboa, 27 nov 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa destacou hoje a importância da “esperança” nas sociedades contemporâneas, afirmando que “só com a ação de Deus a humanidade se transformará”.
D. José Policarpo falava durante uma celebração no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, durante a qual ordenou quatro novos diáconos, três do seminário da diocese e um do seminário ‘Redemptoris Mater’ (Caminho Neocatecumenal).
“Valor essencial de toda a vida cristã, a nossa sociedade vive tempos em que é urgente cultivar a esperança, anunciá-la através do testemunho daqueles que confiam que se Deus está connosco, estamos salvos”, disse.
O patriarca de Lisboa destacou o início do tempo litúrgico do Advento, as quatro semanas que antecedem o Natal, aludindo à esperança que “encontra o seu fundamento na presença de Deus”.
“Esta dimensão sobrenatural não anula a esperança humana, antes ajuda os homens a encontrarem o verdadeiro fundamento da sua confiança”, precisou.
D. José Policarpo pediu “abertura do coração dos crentes” a Deus: “Nem sempre percebemos como é que a transformação que Ele realiza em nós, se repercute na transformação do mundo. Mas Ele sabe”.
O cardeal-patriarca deixou uma palavra particular aos quatro diáconos que “daqui a meses serão presbíteros”.
“Este sacramento é uma experiência maravilhosa de que Deus age, não de forma mítica, mas transformando os homens, dando-lhes o poder de agirem com a força de Deus, de serem a expressão visível e sensível de que Deus não abandonou o seu Povo”, declarou.
A ordenação de diácono é o primeiro grau do sacramento da Ordem, que se estende também aos padres e bispos.
OC