Lisboa, 05 jul 2022 (Ecclesia) – O Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato, promove hoje a quarta e última sessão do Ciclo de Conferências e Leituras ‘Perspetivas para o Bem Comum’, que tem como leitora Maria Luísa Ribeiro Ferreira, a partir das 19h00.
“A leitura incidirá sobre o livro ‘As Vidas dos Animais’ de J. M.Coetzee, prémio Nobel de Literatura em 2003 e galardoado com dois Booker Prize”, explica a organização do ciclo, sobre a sessão que é transmitida em streaming.
No seu sítio online, a Capela do Rato realça que se trata de uma obra “extremamente original”, tanto no domínio da literatura como no da filosofia”, onde o autor provoca o leitor através da sua personagem principal, Elisabeth Costello, e do seu posicionamento quanto aos direitos dos animais, obrigando-o “a tomar partido”.
A leitora é Maria Luísa Ribeiro Ferreira, professora catedrática (aposentada) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que integra, por exemplo, os corpos diretivos da Sociedade de Ética Ambiental e é membro do Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato.
O ciclo de conferências e leituras ‘Perspetivas para o Bem Comum – Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade’, promovido em parceria com a Sociedade de Ética Ambiental e a Freguesia de Santo António-Lisboa, começou no mês de maio.
A primeira conferência, proferida por Jorge Moreira, teve como tema ‘Ecologia e Espiritualidade’, e, na segunda, Maria José Varandas refletiu sobre ‘Responsabilidade e Princípio da Precaução’, enquanto nas leituras abordaram ‘Maravilhar-se’, de Rachel Carson, e ‘Caminhada’, de Henry D. Thoreau, foi adiada.
LFS/CB