«Fé dos crentes passa pela cultura», sustenta coordenadora científica
Lisboa, 12 jan 2023 (Ecclesia) – A coordenadora científica do curso ‘Da Guerra da Paz’ – Filosofia, Literatura e Espiritualidade, que começa no dia 16 deste mês, na Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, afirmou que a “fé dos crentes passa pela cultura”.
A oferta cultural daquela comunidade procura “trocar impressões com um público que é muito mais alargado do que, propriamente, da Capela do Rato”, realçou à Agência ECCLESIA Maria Luísa Ribeiro Ferreira.
As sessões culturais pretendem “alargar horizontes” e têm o intuito de dar a conhecer “outras perspetivas”, acrescentou.
O título do curso “é um pouco provocatório” porque a associação entre a guerra como “a outra forma de não paz, é uma coisa que os cristãos acham como redutora”, sublinha João Almeida Dias, membro da comunidade da Capela do Rato.
Este ano, o curso será simultaneamente presencial e online, podendo-se escolher a modalidade que for mais conveniente, com início, entre as 18h30 e as 20h00, a 16 de janeiro e terminando a 27 de abril.
Uma iniciativa marcada por um conjunto de obras literárias sugeridas às pessoas que “tem sempre um debate na parte final com o envolvimento dos participantes”, disse Maria Luísa Ribeiro Ferreira, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA, na RTP2.
A pandemia, frisou João Almeida Dias, proporcionou às pessoas “uma grande disponibilidade para pensar em determinados assuntos e nas diversas chaves de leitura”.
O curso encerra-se no dia 27 de abril com o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que foi capelão daquela comunidade.
HM/LFS/OC