Lisboa, 13 dez 2021 (Ecclesia) – A Capela do Rato, na cidade de Lisboa, promove hoje a última conferência de um ciclo dedicado ao tema ‘Caminho Sinodal’, sobre as “formas de concretizar o processo sinodal”, a partir das 21h30, na plataforma Zoom.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a organização do ciclo e conferências informa que convidaram a teóloga espanhola leiga Cristina Inogês-Sanz, que integra a comissão metodológica criada pelo Papa Francisco, para falar sobre as “formas de concretizar o processo sinodal”.
O Papa Francisco convocou toda a Igreja, a partir das comunidades cristãs locais, a concretizar “um caminho sinodal de escuta uns dos outros, com sinceridade e verdade, discernindo, entre dificuldades, resistências e oportunidades, o que o Espírito diz hoje à Igreja” e esta reflexão/discernimento, a partir das Igrejas locais, converge no Sínodo dos Bispos de 2023.
O Sínodo 2021-2023 começou em outubro, com cerimónias de abertura no Vaticano e em todas as dioceses católicas, com o tema ‘Para Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão’.
Neste contexto, a comunidade no Patriarcado de Lisboa promoveu, no tempo litúrgico do Advento, um ciclo de conferências, que encerra hoje, subordinado ao tema ‘Caminho Sinodal’.
A primeira conferência teve a participação de José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da UCP; Depois, o padre José Frazão Correia, SJ, refletiu sobre “a prática sinodal como experiência espiritual de discernimento comunitário”.
Ângela Barreto Xavier, participante na experiência sinodal promovida pela Capela do Rato, explicou que as conferências sobre a sinodalidade “ajudam a tornar mais consistente o caminhar juntos”.
“A ideia é ter mais formação porque enquanto decorre o ciclo de conferências a comunidade da Capela do Rato já está a caminhar e as reflexões vão ajudar a tornar mais consistente o caminhar juntos”, disse à Agência ECCLESIA.
LFS/CB