Lisboa: Capela de São João Baptista reabre ao público

Espaço histórico na igreja de São Roque foi restaurado

Lisboa, 18 abr 2012 (Ecclesia) – A Capela de São João Baptista, na igreja de São Roque, em Lisboa, vai reabrir hoje ao público, após obras de restauro que decorreram desde novembro de 2010.

Segundo Teresa Freitas Morna, diretora do Museu de São Roque, este espaço é considerado “uma obra-prima no contexto da arte europeia do século XVIII” e assume uma “importância singular quer no contexto nacional quer internacional, com particular destaque para as suas coleções de paramentaria e ourivesaria, bem como para os seus notáveis mosaicos”.

A Capela de São Baptista é uma das nove capelas que integram a igreja de São Roque, situada no Largo da Misericórdia e património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Em texto hoje publicado no Semanário Agência ECCLESIA, Teresa Freitas Morna, revela que a SCML deu início em 2007 a “um processo de análise rigoroso do estado de conservação dos revestimentos que integram a capela, concedendo prioridade àqueles que se encontravam mais deteriorados, nomeadamente as composições em mosaico”.

Estes trabalhos de conservação e restauro da Capela de São João Baptista decorreram entre novembro de 2010 e março de 2012 e integraram-se num programa de beneficiação dos equipamentos culturais da SCML.

“A partir de 18 de abril é, então, mostrado ao público o resultado de toda esta rigorosa intervenção, tornando-se obrigatória uma visita quer à igreja quer ao Museu de São Roque”, refere a diretora desta instituição.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR