Cardeal-patriarca e presidente do Conselho Pontifício da Cultura participam em jornadas de debate
Lisboa, 15 nov 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca, D. José Policarpo, e o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal D. Gianfranco Ravasi, intervêm hoje e amanhã nas jornadas “Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Concílio Vaticano II”, que decorrem em Lisboa.
“Liturgia” é o primeiro dos temas a ser abordado, com intervenções de frei Bento Domingues (“A liturgia no contexto conciliar”), padre João Norton de Matos (“Espaço litúrgico e identidade da Igreja à luz do Concílio Vaticano II”), e padre Arlindo Magalhães (“A comunidade da Serra do Pilar: a liturgia na pastoral”).
Após as conferências realiza-se um debate com os oradores, moderado pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, especialista em Liturgia.
A sessão prossegue depois do almoço com o tema “Liturgia e Arte”, que será refletido pelo padre José Tolentino Mendonça, diretor do SNPC (“A arte como linguagem da liturgia”), Paulo Pires do Vale (“Liturgia e arte contemporânea”) e padre Joaquim Félix (“A Capela da Árvore da Vida: Arte e Arquitetura”).
O colóquio que se segue é moderado por Marco Daniel Duarte, historiador de arte.
O dia termina com a conferência “A retoma do diálogo Igreja-Arte”, pelo cardeal Gianfranco Ravasi, que sexta-feira e sábado marca presença em Guimarães e Braga para o Átrio dos Gentios, plataforma do Conselho Pontifício da Cultura para o diálogo entre crentes e não crentes.
“Liturgia e arquitetura” é o assunto que abre o segundo dia, com o arquiteto Glauco Gresteri, da Universidade de Pescara, em Itália (“Bolonha e o Cardeal Lercaro: a igreja ao serviço da cidade”), Bernardo Miranda (“Pensar um lugar para a liturgia: o aggionarmento como programa”) e João Alves da Cunha (“Evolução das igrejas: do Concílio à atualidade”), com moderação do arquiteto Diogo Pimentel.
O último tema em discussão é “Liturgia, arte e arquitetura. Que futuro?”, com o cónego Luís Manuel Pereira da Silva (“Liturgia”), Marco Daniel Duarte (“Arte”) e Diogo Pimentel (“Arquitetura”), seguido de debate moderado pelo padre João Norton de Matos.
As Jornadas, apoiadas pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Ordem dos Arquitetos e Sociedade Nacional das Belas Artes, encerram com a conferência “A atualidade do Concílio Vaticano II”, proferida pelo cardeal-patriarca de Lisboa.
O encontro decorre no auditório 2 da Universidade Católica Portuguesa.
SNPC/RJM