Lisboa, 11 abr 2019 (Ecclesia) – O ensaio «Religião na sociedade portuguesa» da autoria de antropólogo e teólogo Alfredo Teixeira é apresentado hoje, às 18h30, na Galeria Fernando Pessoa no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA explica que o ensaio “não propõe um atlas de grupos religiosos em Portugal”, mas convida, antes, à “compreensão das atuais formas de crer e pertencer, a partir de três eixos de observação: destradicionalização, individualização, diversificação”.
“Como se caracterizam as identidades religiosas em Portugal? O que persistiu e o que mudou com as alterações das formas tradicionais de vivência crente e a emergência de novas paisagens religiosas?”, são algumas das perguntas que vão estar na mesa da reflexão.
Apesar de “80% da população se autorrepresentar como católica”, a sociedade portuguesa caminha, “num ritmo próprio, para uma maior diversidade religiosa”.
O ensaio «Religião na sociedade portuguesa» vai ser apresentado num debate entre o seu autor, o antropólogo e teólogo Alfredo Teixeira, e frei Bento Domingues com moderação do jornalista António Marujo.
LFS
Liberdade Religiosa: Estudo da Universidade Católica reforça Portugal como exemplo