Iniciativa pretende «reconhecer e celebrar» encontro das religiões
Lisboa, 07 set 2016 (Ecclesia) – O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) vai promover o Congresso ‘Cidadania e Religião’, para “reconhecer e celebrar” o diálogo inter-religioso vivido em Portugal, esta quarta e quinta-feira, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.
O ACM informa, na sua página na internet, que o Congresso ‘Cidadania e Religião’ tem o objetivo de “promover o debate” sobre o papel das religiões e espiritualidades, em temáticas da “paz e tolerância, da corresponsabilização social e da educação”.
Os organizadores pretendem também “reconhecer e celebrar o clima de diálogo inter-religioso vivido em Portugal” e do programa divulgado o Alto Comissariado para as Migrações destaca a participação de especialistas nacionais e internacionais.
A sessão de abertura começa às 09h30 desta quarta-feira com as intervenções do presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Vera Jardim, do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, ainda em confirmação.
Passado meia hora, o presidente do Comité da UNESCO para o Pluralismo Religioso e a Paz, Alberto Melloni, apresenta a conferência ‘O fenómeno religioso na contemporaneidade’, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.
Depois, o programa prevê ainda a realização de dois painéis temáticos: ‘Corresponsabilização social – o cuidado do outro’, às 11h30, e o ‘Papel da educação na promoção da tolerância religiosa’, às 15h00.
O primeiro dia de congresso dedicado ao diálogo inter-religioso continua às 18h00 com a iniciativa Alto Comissariado para as Migrações Fora de Portas, no Largo Luís de Camões, ao Chiado.
No dia seguinte, esta quinta-feira, o congresso começa com a conferência ‘Religião e Paz’ apresentada pelo imã de Leicester e Secretário-Geral Adjunto do Conselho Islâmico da Grã-Bretanha, às 09h30, no Teatro Armando Cortez.
Às 11h00, a Área das Ciências das Religiões da Universidade Lusófona vai apresentar os resultados do inquérito às lideranças religiosas e meia hora depois é apresentado o MEET IR 2016, o encontro de Jovens para o Diálogo Inter-religioso e a leitura da Carta Comum.
O encerramento do congresso ‘Cidadania e Religião’, do ACM, é da responsabilidade do vereador dos Direitos Sociais do município de Lisboa, João Afonso, e da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, às 11h45.
Para as 12h00 está previsto ainda um side event que é a atribuição do IV Prémio Revista Consciência & Liberdade à Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa e à Área de Ciências da Religião da Universidade Lusófona.
O Alto Comissariado para as Migrações informa ainda que o Congresso ‘Cidadania e Religião’ realiza-se em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Observatório para a Liberdade Religiosa e a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.
CB