Lisboa, 28 set 2023 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural, da Diocese de Lisboa, vai realizar a 47ª Semana de Estudos, com o tema ‘Desfolhar a vida’, entre hoje e domingo, até 1 de outubro, na ‘Casa do Oeste’, em Ribamar (Lourinhã).
“Chegou a hora de desfolhar a vida! De ir ao encontro de algo mais! No que somos e vivemos, na nossa ação e caminho, e na participação deste mundo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A ‘Casa do Oeste’ explica, a partir do título da 47ª Semana de Estudos que o convite ao desfolhar, “poderá ser uma descoberta para uma vida com sentido”: “Cada camada permite um maior contacto connosco e com os outros, assim como um impulso para um crescimento e mudança”.
“Que comece a desfolhada”, exclama a organização, adiantando que o programa desta semana, entre as 17h00 de 28 de setembro e as 16h00 do dia 1 de outubro, é constituído por convívio, visitas, caminhadas, reflexão e partilha, oração, celebração; as inscrições podem ser feitas por correio eletrónico, para o endereço geral@casadooeste.pt, até 18 de setembro.
A origem da Casa do Oeste, posteriormente Fundação João XXIII, remonta aos anos 60, tendo-se iniciado a sua concretização em 1972 como local para a realização das atividades dos movimentos rurais da Ação Católica do Patriarcado de Lisboa.
Com sede em Ribamar, concelho da Lourinhã, a Fundação é uma instituição canónica sem fins lucrativos, constituída juridicamente em 1991 que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento do meio rural, à luz da mensagem cristã.
A Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; é um movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da ação católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de “Revisão de Vida” – ver, julgar, agir.
‘Recriar Caminhos: Aproximar Pessoas’ é o tema do triénio 2022-2025, deste movimento da Igreja Católica em Portugal.
CB