Cardeal Pietro Parolin presidiu a Missa na Paróquia do Parque das Nações
Lisboa, 15 mai 2023 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano presidiu este domingo a uma Missa na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Paróquia do Parque das Nações, apontando à JMJ Lisboa 2023.
“Amados jovens, sonhai alto, sonhai em grande e que a próxima Jornada Mundial da Juventude possa tornar realidade a esperança de tantos jovens que virão à procura de sentido para as suas vidas, encaminhando para Deus as próprias expectativas”, disse o cardeal Pietro Parolin, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.
Na celebração estiveram presentes D. Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e o núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.
O cardeal Parolin dirigiu-se aos jovens, convidando-os a “refletir sobre o caminho de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa”.
“Ainda que para a maioria dos jovens este encontro só comece no início do mês de agosto, para cada um de vós, que está ativamente envolvido na sua preparação, já teve início. Já faz parte das vossas orações, do vosso trabalho, da vossa generosidade e do vosso empenho”, referiu aos participantes.
O secretário de Estado do Vaticano, que presidiu às celebrações da peregrinação do 13 de maio, em Fátima, passou este sábado pela sede do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 e visitou as obras em curso no Parque Tejo.
É esta certeza que vos desejo transmitir: não estais sós. Todos estamos conscientes que a preparação para a Jornada Mundial da Juventude é sempre complexa, cheia de constantes desafios e, por vezes, de obstáculos que parecem intransponíveis”.
O responsável destacou a importância da oração no caminho de preparação até ao encontro mundial, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto.
“A Jornada Mundial da Juventude é naturalmente um evento festivo, mas ao mesmo tempo, uma oportunidade de encontro e de partilha com jovens de todo o mundo”, apontou.
Todos estamos conscientes que, nas atuais circunstâncias em que vivemos, muitos jovens experimentam um vazio existencial que, com frequência, não lhes permite encontrar um sentido para as suas vidas. Todo e qualquer jovem traz, dentro de si, o desejo de encontrar uma resposta aos seus anseios mais profundos”.
A celebração da Eucaristia teve a participação de vários voluntários nacionais e internacionais na JMJ Lisboa 2023.
“Acompanho-vos com a minha oração e animo-vos a não desistir perante as dificuldades que encontrardes, encomendando-vos à contínua intercessão de Nossa Senhora”, concluiu D. Pietro Parolin.
OC