Luís Montenegro elogia espírito de «comunhão universal» promovido pelo encontro
Lisboa, 07 jul 2023 (Ecclesia) – Luís Montenegro, líder do Partido Social Democrata (PSD), visitou hoje a Sede do Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, manifestando “confiança” no sucesso do encontro.
“Venho mostrar a minha confiança de que as coisas serão superadas, apesar de haver umas que andam mais depressa e outras mais devagar, como é público e notório”, disse o responsável, em declarações aos jornalistas.
O presidente do PSD considerou que o país tem todas as condições para que o encontro mundial possa “correr bem”.
“O país já tem dado mostras de ter argumentos para realizar todo o tipo de eventos. É muito difícil quando estão várias instituições empenhadas numa organização como esta”, assinalou.
“Sei que tudo o que pode ser feito estará no caminho de se poder materializar, há sempre algumas coisas que correm menos bem, não nos intrometemos nisso, no que depender de nós estamos disponíveis para colaborar”, acrescentou.
A 25 dias do início da JMJ, D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, destacou o apoio dos responsáveis políticos a esta iniciativa.
“Queremos agradecer o facto de contarmos com o apoio dos partidos, no nosso país, tanto nos assuntos que vão passando pelo Parlamento, quer aquilo que acontece nas autarquias. A Jornada Mundial da Juventude acontece em todo o país”, assinalou o bispo auxiliar de Lisboa.
O responsável católico evocou a peregrinação dos símbolos da JMJ, que passaram nos últimos meses por todo o território continental e as duas regiões autónomas.
“Precisamos da ajuda de todos, a Jornada Mundial é feita por todos e para todos. É uma alegria enorme estarmo-nos a preparar para acolher jovens do mundo inteiro nas nossas cidades, no nosso país, nas nossas família”, apontou D. Américo Aguiar.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 aproveitou para agradecer a todos os que, “com empenho,” têm ajudado a preparar a primeira edição internacional de um Jornada em território português.
A visita começou com o descerrar de uma placa evocativa deste momento e seguiu com uma visita pela Sede da JMJ Lisboa 2023, onde o líder do PSD e a sua comitiva puderam conhecer todos os departamentos, voluntários e colaboradores que preparam diariamente o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
“Nunca tivemos dúvidas que este é um evento que enobrece o país, que prestigia também, e de certa maneira alavanca a Igreja Católica”, assinalou Montenegro, acompanhado pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares, e pelo vice-presidente Miguel Pinto Luz.
O presidente social-democrata destacou a importância de criar “pontes” e espaços de partilha, de uma “forma descomplexada”, na construção de uma sociedade “mais justa”.
Luís Montenegro afirmou que a JMJ permite uma “gigantesca a união de tantas nações, de tantas culturas”, sublinhando a manifestação de um “espírito de comunhão universal”.
Em conclusão, o responsável político deixou votos de que todos aqueles que vão visitar Portugal, durante a JMJ, possam voltar aos seus países “mais inspirados para construir um mundo mais justo e mais solidário”.
OC