D. Américo Aguiar pede orações pela recuperação de Francisco
Lisboa, 09 jun 2023 (Ecclesia) – O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 reforçou, numa mensagem divulgada esta tarde, a confiança na presença do Papa no encontro mundial que Portugal recebe, no início do próximo mês de agosto.
“O Papa tem renovado, e sempre renovado, que estará connosco em agosto de 2023 e é essa a nossa certeza. Faremos a JMJ com o nosso querido Papa Francisco”, afirma D. Américo Aguiar, numa intervenção em vídeo enviada à Agência ECCLESIA e publicada online.
O responsável católico assinala que, tal como os jovens que se preparam para rumar a Lisboa, também o Papa Francisco se está a preparar “de um modo muito especial e particular” para participar na JMJ.
“Estamos com ele, rezamos por ele, para que esteja a 100% para vir ao nosso encontro”, acrescenta.
O bispo auxiliar de Lisboa aponta a um encontro de “fraternidade universal”, como pede o Papa, e deixa uma mensagem de agradecimento a todos os que preparam diariamente a próxima edição internacional da JMJ.
“Quero renovar o meu agradecimento a todos e cada um pelo empenho na Jornada Mundial da Juventude e também pedir a vossa oração”, referiu, mostrando-se certo de que “Deus providenciará tudo o que está em falta”.
D. Américo Aguiar estende o agradecimento aos vários Comités Organizadores, das dioceses às paróquias portuguesas, bem como aos jovens que se preparam para rumar à capital portuguesa.
“A 50 dias, a única coisa que podemos fazer é dar-nos na totalidade para acolher os jovens do mundo inteiro. Nada mais, nada menos do que os jovens do mundo inteiro”, realça.
Aguardamos-vos a todos, tudo fazemos, tudo damos para que vos sintais em vossa em casa para esta experiência única de Deus que vos queremos proporcionar”.
O Papa Francisco foi operado esta quarta-feira a uma hérnia abdominal, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, registando uma “progressiva melhoria” do seu quadro clínico.
“O Papa Francisco descansou durante a noite. A equipa médica informa que o quadro clínico está em progressiva melhor e o pós-operatório é regular”, indicava uma nota enviada aos jornalistas, esta manhã, pelo porta-voz do Vaticano.
As informações divulgadas pela Santa Sé, sobre o estado de saúde de Francisco, têm sublinhado que o processo de recuperação, após uma intervenção de três horas, com anestesia geral, tem decorrido de forma “regular”, sem quaisquer complicações.
Na última terça-feira, o Vaticano divulgou o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à JMJ Lisboa 2023.
Francisco, que vai passar por Fátima a 5 de agosto, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
OC