Associação destaca possibilidade de «desenvolver competências profissionais e pessoais»
Lisboa, 10 mai 2023 (Ecclesia) – A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) incentiva os seus associados, profissionais e estudantes de Medicina a inscrever-se para o “voluntariado de saúde” na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, entre 24 de julho e 6 de agosto.
“Ser voluntário neste grande evento-celebração à escala mundial é, entre outros bons motivos, ter a possibilidade de desenvolver competências profissionais e pessoais, contactar com outros voluntários e jovens, viver momentos de alegria e celebrar a fé”, assinala a AMCP, no seu sítio online.
Segundo a associação, o Voluntariado de Saúde está aberto a estudantes e a profissionais, entre outros, “da medicina, psicologia e enfermagem”, as equipas vão ser constituídas com base nas competências de cada um, “de modo a garantir a máxima segurança”.
A JMJ Lisboa 2023 vai realizar-se de 1 a 6 de agosto, as inscrições para Voluntário de Saúde estão a decorrer e a Associação dos Médicos Católicos Portugueses informa que é pedida disponibilidade desde 24 de julho, para um trabalho de “prestação de serviços de saúde de proximidade” aos peregrinos inscritos, aos outros voluntários e aos outros participantes da Jornada nos diversos eventos, “sempre em articulação com os serviços de cuidados Primários e Hospitalares”.
Estes voluntários vão estar na proximidade aos locais de acolhimento dos peregrinos, nos atos iniciais e finais da JMJ Lisboa, em outros locais de interesse como o Festival da Juventude, a Cidade da Alegria e localizações com “aglomeração significativa de pessoas”; os cuidados de saúde na JMJ Lisboa vão estar organizados em equipas móveis, na tenda de socorrismo, no Posto Médico Avançado e no hospital de campanha.
Os voluntários de saúde, acrescenta ainda a AMCP, também vão ter “a oportunidade de fazer parte do grupo que se encontra com o Papa”, no tradicional Encontro do pontífice com os Voluntários, após a Missa final da JMJ Lisboa 2023.
Segundo a Associação dos Médicos Católicos Portugueses, que conta com os seus associados para responder “a este convite e desafio” lançado pela organização da JMJ Lisboa 2023, este voluntariado terá o código de agregação da Ordem dos Médicos (9H7A3).
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).
Cada JMJ realiza-se, anualmente: a nível diocesano, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
No dia 27 de janeiro de 2019, na JMJ que decorreu no Panamá, foi anunciada a escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco como o local para o encontro de jovens de todo o mundo, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses encontra-se organizada regionalmente em núcleos que correspondem às dioceses portuguesas, foi fundada em 1915, por iniciativa de D. António Barroso, na altura bispo do Porto, e é uma das mais antigas associações de médicos católicos existentes no mundo.
CB/OC