Lisboa 2023: Presidente português elogia «procura das periferias» no pontificado de Francisco

Marcelo Rebelo de Sousa saudou o Papa, no Centro Cultural de Belém

Foto: Lusa

Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa saudou hoje o Papa, no Centro Cultural de Belém, elogiando o seu pontificado de “procura das periferias”.

“Hoje, em Lisboa, Portugal acolhe-Vos de braços abertos. Por cinco inesquecíveis dias. Acolhe o Vosso testemunho de Dignidade das Pessoas, entre elas e na relação com a Natureza, de Esperança, de Paz, de Fraternidade, de procura das periferias, de luta contra fomes, misérias, opressões, abusos, xenofobias, intolerâncias, exclusões dos deserdados destes tempos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, no discursos de boas-vindas a Francisco.

O chefe de Estado falava perante autoridades políticas, representantes da sociedade civil e membros do corpo diplomático, minutos após o fim de uma reunião privada com o Papa, no Palácio de Belém.

A intervenção aludiu a um “testemunho de dignidade das pessoas, entre elas e na relação com a natureza, de esperança, de paz, de fraternidade, de procura das periferias, de luta contra fomes, misérias, opressões, abusos, xenofobias, intolerâncias, exclusões dos deserdados destes tempos”.

“Convosco, acolhe também de braços abertos, os jovens católicos, e também crentes de várias crenças, e não crentes, vindos ao apelo das vossas palavras. Porque convosco a vossa voz tornou-se maior do que o vosso povo”, acrescentou.

Não adormeçais. Não vos acomodeis. Não vos instaleis. Erguei-vos contra as injustiças. Defendei-vos de tudo o que é mundanidade, imobilismo, conforto, fechamento. Deixai a vossa marca neste mundo. Não permitais que vos roubem a vossa alegria e a vossa Juventude. Ousai sonhar grande”.

O Papa iniciou hoje uma viagem de cinco dias a Portugal – a mais longa de um pontífice ao país – para participar na JMJ Lisboa 2023, visitando o Santuário de Fátima na manhã de sábado.

Marcelo Rebelo de Sousa concluiu a sua intervenção evocando o lema da Jornada, para destacar a necessidade de “levantar-se e partir apressadamente”.

“Levantar-se, que nunca é tarde para olhar para o outro, hoje e amanhã, ainda mais do que ontem. Partir apressadamente, porque o essencial está sempre por cumprir”, declarou.

O encontro aconteceu após a receção oficial, no Palácio de Belém, em que Francisco e o presidente da República conversaram durante cerca de 30 minutos, segundo o Vaticano.

Na ocasião, o Papa deixou uma mensagem no Livor de Honra da Presidência da República: “Peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de coração jovem continue a fazer-se ao largo rumo a horizontes de fraternidade; Lisboa, cidade do encontro, inspire modos de enfrentar em conjunto as grandes questões da Europa e do mundo.”

OC

Lisboa 2023: Papa destaca vocação «universal» de Portugal, em homenagem à sua história e cultura

Partilhar:
Scroll to Top