Lisboa 2023: Jovens levam colorido especial às ruas de Lisboa, a caminho do Parque Tejo

Centenas de milhares de peregrinos deslocam-se para o novo «coração» da JMJ, que acolhe eventos conclusivos, presididos pelo Papa

Lisboa, 05 ago 2023 (Ecclesia) – Centenas de milhares de jovens acorrem este sábado ao Parque Tejo, o novo centro das celebrações da JMJ Lisboa 2023, que decorre até domingo.

Os peregrinos ocupam o espaço onde vão participar na vigília e na Missa final da Jornada, sob a presidência do Papa Francisco.

Ellen Louise, de Fortaleza, nordeste do Brasil, fala de uma experiência “muito diferente, muito divertida”, que permite partilhar manifestações culturais e de fé entre pessoas de diversas proveniências e tradições.

“É impossível descrever”, assume.

A jovem brasileira está ligada à Comunidade Shalom e teve o apoio dos seus pais, para participar na JMJ, agora na sua reta final.

“Estou muito animada, de verdade”, diz, apontando às próximas horas, em que se espera o maior afluxo de peregrinos.

Lisboa recebe desde terça-feira a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em território português, com a presença de centenas de milhares de participantes dos cinco continentes.

Portugal é o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa.

Depois de três dias de celebrações no Parque Eduardo VII, além de iniciativas religiosas e culturais em dezenas de espaços públicos, os peregrinos da JMJ seguiram hoje para o Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, onde decorre a Vigília presidida por Francisco, a partir das 20h45.

A animação musical no altar-palco especialmente preparado para esta Jornada, no Parque Tejo, começou ao início da tarde, para dar as boas-vindas a centenas de milhares de peregrinos que ali vão permanecer até à manhã de domingo.

Após pernoitarem no local, os peregrinos participam na Missa de Envio, presidida pelo Papa; antes de regressar ao Vaticano, Francisco encontra-se com os voluntários da JMJ.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

HM/OC

JMJ Lisboa 2023: Vigília no Campo da Graça vai propor tema «O encontro com Jesus e o caminho da santidade» (atualizada)

Partilhar:
Scroll to Top