JMJ Lisboa 2023: Vigília no Campo da Graça propõe tema «O encontro com Jesus e o caminho da santidade»

Organização faz recomendações de segurança para proteção contra o calor

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 05 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir esta noite a uma vigília com os jovens da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, a partir das 20h45, no Campo da Graça, no Parque Tejo.

“A Vigília é um dos eventos com o Santo Padre em que teremos Adoração ao Santíssimo Sacramento e poderemos rezar em conjunto. A Missa de Envio trata-se de uma celebração presidida pelo Santo Padre para terminar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”, pode ler-se na informação da JMJ Lisboa 2023.

Com o tema «O encontro com Jesus e o caminho da santidade», a oração vai ser conduzida por três momentos: encontro, levantar-se e partir, indica o missal da celebração.

O Papa Francisco vai dirigir-se aos jovens e na segunda parte da vigília haverá “exposição ao Santíssimo, adoração e bênção”, alternando momentos de “oração, cânticos e momentos de silêncio”.

Mariana Pais de Almeida disse que a vigília vai ser uma ocasião “muito especial” que vai partilhar com mais 50 voluntários em palco e com o Papa Francisco.

“Há uma expetativa de comunhão e união com o Papa e com toda a Igreja. O que tenho vivido com os outros amigos do Ensemble 23 é que trazemos um pouco da vida, dos amigos, famílias um pouco da nossa história, em comunhão com a Igreja, e vamos levá-la àquele momento”, explicou.

O grupo teve ocasião de ensaiar no espaço há alguns dias e a jovem portuguesa sublinhou a emoção que sentiu.

“Há uma semana ensaiamos no Parque Tejo, com o cenário de uma beleza imensa, que vai acrescentar muito ao que se vai viver. Foi muito emocionante ver o local e imaginar a multidão”, destacou.

Laura Velez, da Colômbia, destacou que já no ensaio sentiu “uma energia de paz” no local da vigília.

Josef, voluntário do Zimbabué, quis afirmar o seu entusiasmo por estar pela primeira vez numa Jornada Mundial da Juventude.

“Eu queria conhecer outras pessoas, culturas, estar numa aldeia global. Vivemos com 20 nacionalidades e eu estava certo que aqui conheceria pessoas diferentes e queria ter essa experiência, perceber como é a sua prática religiosa e fé em outros locais. É uma oportunidade de me divertir e rezar com outras pessoas”, sublinhou.

O coro e a orquestra JMJ Lisboa 2023, com cerca de 300 elementos, entre músicos e cantores, vão interpretar cânticos como «Anima Christi» e «Magnificat».

Foto: Lusa

As inscrições realizadas na plataforma online para participar na vigília encerraram esta sexta-feira, mas a organização adianta que será possível realizar inscrição presencial “no Centro de Acolhimento, localizado na Universidade Católica Portuguesa, até às 19h00 de hoje.

Sobre a alimentação dos peregrinos, a JMJ Lisboa 2023 vai distribuir “aos peregrinos inscritos com alimentação”, “um conjunto de quatro refeições (Kit de Alimentação) correspondentes ao almoço e jantar de sábado, ao pequeno-almoço e almoço de domingo”, indicando ainda que “o QR Code na credencial irá dar acesso ao Kit de Alimentação”.

A organização recomenda que os peregrinos procurem proteção contra o calor devida à previsão de temperaturas altas, “entre os 38 e os 41” para sábado e domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O uso “várias vezes ao dia de protetor solar”, a utilização de chapéu e roupa fresca que “cubram o máximo do corpo possível”, também a ingestão regular de água e a aplicação de “repelente de inseto adequado na pele e na roupa”.

Para quem vai pernoitar no Campo da Graça na noite da Vigília, a organização apela ao uso do “saco-cama e esteira”.

LS

Notícia atualizada às 15h13

 

Partilhar:
Scroll to Top