Duarte Ricciardi fala de encontro «com muita diversidade cultural, geográfica»
Lisboa, 22 abr 2023 (Ecclesia) – O secretário-executivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 anunciou que, a 100 dias do encontro, já há “mais de 550 mil intenções de inscrição”, com jovens de “praticamente todas as nacionalidades”.
“Estamos a pensar que virão muitos jovens de todo o mundo e temos praticamente todas as nacionalidades incluídas nestas intenções de inscrição. Dá-nos muita alegria sentir que vai ser um encontro internacional e com muita diversidade cultural, geográfica”, disse Duarte Ricciardi à Agência ECCLESIA.
A organização da Jornada Mundial da Juventude assinala, neste dia 23 de abril, os 100 dias para o encontro de Lisboa, com a expectativa de uma participação “muito próxima” das “outras jornadas, na Europa, na última década”.
A entrevista foi realizada no Parque Eduardo VII, que vai acolher “momentos muito fortes nesta Jornada”, Duarte Ricciardi destaca três dos “momentos mais importantes da Jornada”: a Missa de abertura, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, a 1 de agosto; o acolhimento ao Papa e a Via-Sacra, respetivamente a 3 e 4 de agosto.
“O que prevemos é que este espaço esteja completo e que as pessoas se possam espalhar pela avenida, não sabemos exatamente até onde, vai depender das pessoas que se juntarem para cada um dos eventos”, desenvolveu, lembrando que a Jornada Mundial da Juventude “é aberta a todos e as inscrições acontecem até ao último minuto”, existindo “muitas pessoas que nem se inscrevem e aparecem”.
Duarte Ricciardi recorda que existem várias opções de inscrição neste encontro promovido pela Igreja Católica: os peregrinos que se inscrevam com alojamento “vão fazer o check-in nos próprios alojamentos”, sobretudo através das paróquias, nas três dioceses de acolhimento – Lisboa, Santarém e Setúbal – onde recebem o kit, a credencial e outras informações necessárias.
Segundo o secretário-executivo da JMJ Lisboa 2023, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai receber o check-in dos peregrinos que se inscreveram “sem alojamento” na JMJ Lisboa 2023.
Sobre a alimentação, o entrevistado precisou que, quem escolher essa opção na inscrição, vai ter acesso “a um sistema de voucher” que poderá descontar nos restaurantes aderentes, nas três dioceses de acolhimento, também está previsto que esses estabelecimentos possam ter “visível essa sua adesão” nas montras, para além da pesquisa através da aplicação (app) da JMJ.
A edição portuguesa da JMJ foi anunciada a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.
De 1 a 6 de agosto, vão realiza-se “centenas de eventos” – musicais, danças, desportivos, religiosos, exposições -, por toda a cidade de Lisboa “e muitos concelhos à volta” da capital, adianta Duarte Ricciardi.
O Comité Organizador Local (COL) tem a sua sede na Antiga Manutenção Militar no Beato e “já é uma amostra da JMJ”, com voluntários de “muitos países diferentes”, entre 100 a 150 pessoas, e “muitos jovens, 70 a 80% são jovens”.
“Acho que estamos todos ansiosos pelo dia 6 de agosto, o evento final com o Papa, de sentir o resultado de tudo o que aconteceu nestes quatro anos de preparação”, disse Duarte Ricciardi.
Os 100 dias para a JMJ Lisboa 2023 estão em destaque na próxima emissão do Programa ‘70×7’, este domingo, na RTP2, pelas 17h30.
HM/CB/OC