Lisboa 2023: Festival da Juventude promove 480 eventos, na JMJ, para mostrar «Igreja viva e jovem»

Programação cultural e religiosa, de entrada livre, vai decorrer numa centena de locais de Lisboa e Loures

Lisboa, 19 jun 2023 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 anunciou hoje que o ‘Festival da Juventude’, espalhado por 100 espaços da capital e do Município de Loures, com 480 eventos, entre 1 e 6 de agosto.

“Façam barulho, levantem-se do sofá, reúnam os vossos amigos e venham viver a juventude. De 1 a 6 de agosto Lisboa e Loures vão dar palco à arte e à liberdade”, refere uma nota, divulgada através da rede social Facebook.

Segundo os responsáveis portugueses, a programação, com música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos, vai decorrer por toda a cidade de Lisboa, apresenta um “espetáculo incrivelmente diverso e multicultural onde a música, a dança e arte vão invadir os parques e praças da cidade”.

“No Festival da Juventude, vem descobrir a Igreja viva e jovem”, convida a organização da JMJ Lisboa 2023.

As várias iniciativas, com entrada gratuita e aberta a todas as idades, incluem dois torneios desportivos, 10 peças de teatro, 15 filmes, 38 conferências, 290 concertos e 55 eventos religiosos e de encontro.

O encontro mundial, que Portugal recebe pela primeira vez de 1 a 6 de agosto, inclui na sua programação um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados por peregrinos da JMJ, oriundos de mais de 50 países.

O Comité Organizador Local (COL) explica que o Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023 e à cidade de Lisboa “uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir”.

O evento decorre em palcos e espaços exteriores, mas também em espaços interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições, igrejas).

Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

Em edições anteriores da JMJ, estes espaços estavam separados, mas em Lisboa a organização quis desafiar todos os visitantes a fazer um percurso comum.

A iniciativa estará aberta de terça-feira a sexta-feira (1 a 4 de agosto de 2023) das 09h00 às 20h00, incluindo ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional e ainda momentos de oração na capela e nos jardins.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).

As tradicionais catequeses – nas manhãs de quarta, quinta e sexta-feira -, dão lugar em Lisboa a um novo modelo de encontro entre os jovens e os bispos, o ‘Rise Up’.

A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).

Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top