Novo formato das catequeses da Jornada Mundial da Juventude realizaram-se em Lisboa, Santarém e Setúbal, as três dioceses de acolhimento da JMJ
Lisboa, 31 ago (Ecclesia) – A edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) proporcionou um encontro diferente entre os jovens e os bispos com os Encontros ‘Rise Up’, um novo modelo das catequeses com maior oportunidade de diálogo entre as gerações.
“Esta Jornada Mundial da Juventude, que é feita sobretudo a pensar nos jovens; acho que os jovens precisavam de ouvir alguém que lhes dissesse: ‘tenham coragem, não pautem pelo mínimo, sejam capazes de querer mais’”, disse o D. Ildo Fortes, bispo cabo-verdiano da Diocese de Mindelo.
O Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2, revisitou três Encontros ‘Rise UP’ que colocaram em diálogo jovens lusófonos com bispos de Igrejas Lusófonas, nomeadamente do Brasil e de Cabo Verde.
“Temos oportunidade de sermos nós a pôr as perguntas, a expor as nossas dúvidas e ter alguém a responder e esclarecer muito melhor certos assuntos”, referiu Cristiana Botelho, de Vila do Conde (Arquidiocese de Braga), que esteve, com D. Ildo Fortes, no Parque Desportivo de Camarate.
Neste novo formato de catequese, os jovens e os bispos conversaram sobre as “grandes temáticas” lançadas no pontificado do Papa Francisco: a ecologia integral (Laudato si’), a amizade social e a fraternidade universal (Fratelli tutti) e a misericórdia (Misericordia et misera).
Na igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, Nayara Mendonça, do Brasil, acredita que o ‘Rise Up’ “serviu para entender os vários temas da ‘Laudato Si’”, observando que “ter gente de vários países é muito importante”.
“Que os jovens se possam comprometer, individualmente e no pequeno grupo”, desejou D. Luís Fernando Lisboa, da Diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.
Já a Amizade Social foi um dos temas refletidos na igreja João Batista Scalabrini, da Paróquia da Amora, na Diocese de Setúbal, entre jovens de Portugal, Guiné-Bissau e Brasil, e o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (Brasil), que assinalou que o tema “para toda a humanidade”, na Jornada foi “abordado como parte da formação juvenil”.
“Ainda temos muito para caminhar, mas, pelo que foi dito, toda a gente tem boas ideias para conseguir atingir uma amizade social”, disse Beatriz, catequista da Maia, na Diocese do Porto.
Os Encontros Rise Up da JMJ Lisboa 2023 decorreram em igrejas e noutros espaços próximos dos locais de acolhimento de peregrinos – cerca de 270 espaços, organizados por mais de 30 idiomas – nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto, onde os jovens também foram convidados a “construir juntos” uma casa, após o diálogo com o bispo, que foi a síntese dos vários encontros.
SN/HM/CB
Lisboa 2023: Jovens animados com a partilha, no Encontro «Rise Up» da JMJ
JMJ 2023: Rise Up mostra que «é possível trazer a ecologia para a Igreja»