Iniciativa quer colocar no centro «a preparação, os frutos do encontro e os próprios jovens»
Lisboa, 25 mar 2023 (Ecclesia) – As Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal vão juntar-se hoje para rezar no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a partir das 21h30, numa vigília JMJ 2023.
“Haverá tempo para ouvir a palavra de Deus, para a adoração e para apresentar as nossas preces. No final haverá um chá quente para todos se poderem encontrar e reencontrar”, refere o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa – COD Lisboa.
Esta vigília é organizada pelos Comités Organizadores Diocesanos (COD) de cada diocese, para rezar pelos jovens, pela Jornada Mundial da Juventude, pelos seus frutos, pela sua preparação.
“Ao juntar as três Dioceses de Acolhimento no Mosteiro dos Jerónimos, o objetivo é criar comunhão entre os três COD e preparar na oração a chegada dos peregrinos que serão recebidos em Santarém, Lisboa e Setúbal.
“O Mosteiro dos Jerónimos é um local muito significativo para a JMJ Lisboa 2023 porque de 01 a 06 de agosto de 2023, ali perto, estará a Cidade da Alegria – a feira vocacional e o parque do perdão”, explica a organização.
A Vigília JMJ acontecerá por todo o país, no dia 25 de março, que é também dia da Anunciação do Senhor.
Também as dioceses de Vila Real, Braga, Porto e Bragança-Miranda vão juntar-se, às 21h00, para a vigília JMJ, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga.
No entanto, para aqueles que não se puderem deslocar, vai haver uma vigília nos oito arciprestados da Diocese de Vila Real.
As dioceses de Évora, Beja e Algarve vão também rezar juntas pelos frutos da JMJ Lisboa 2023, tendo preparado também um dia com diversas atividades e momentos de partilha e as atividades têm início às 16h00, no Seminário de Beja, sendo que a vigília está marcada para as 21h00, na Sé de Beja.
Já a Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai viver a vigília JMJ no habitual «Take 23», na Igreja de São Lourenço, em Portalegre, estando marcada para as 21h00, e vai contar com a presença de D. Antonino Dias, bispo diocesano.
Na Diocese de Leiria-Fátima, este momento de oração começou ontem no Santuário de Fátima, a partir das 21h30, já que a diocese vai estar em peregrinação diocesana
A Diocese da Guarda vai rezar pelos frutos da JMJ Lisboa 2023 no dia 25 de março, na Sé da Guarda, na Igreja de Paços da Serra e na Igreja Colmeal da Torre.
Também no dia 26 de março, pelas 17h30, haverá a vigília na Igreja de São Pedro, em Trancoso.
No Funchal, irá ter lugar a “Noite JMJ”, com a vigília de oração, a ter início às 20h30, no Seminário Diocesano.
A Diocese de Lamego irá realizar a vigília JMJ no Tabuaço.
Em Viseu, a vigília JMJ terá lugar na Capela do Instituto Jesus, Maria e José e, também, em diversas Paróquias.
LFS