Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa vai chegar hoje, pelas 10h00, Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde será recebido pelo presidente da República, dando início à sua segunda visita a Portugal.
Após a aterragem do voo AZ4000, vindo de Roma, Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa param numa sala, instalada no Hangar, para a apresentação das duas delegações.
O Papa, que se vai deslocar em veículo fechado durante todos os compromissos desta quarta-feira, primeiro dos cinco dias de viagem apostólica, segue para a Praça Afonso de Albuquerque, diante do Palácio de Belém, pelas 10h45, onde decorre cerimónia de boas-vindas, com honras militares, a execução dos hinos nacionais de Portugal e do Estado do Vaticano e o desfile das Forças Armadas.
Às 11h15, Francisco chega ao Palácio de Belém, para uma fotografia oficial, assinatura do Livro de Honra e uma visita de cortesia a Marcelo Rebelo de Sousa.
O encontro prevê uma troca de presentes e a bênção do Papa a funcionários do Palácio.
O primeiro discurso do Papa vai ser pronunciado no Centro Cultural de Belém, que às 12h15 recebe um encontro de cerca de mil pessoas, entre autoridades políticas, representantes da sociedade civil e membros do corpo diplomático acreditado em Portugal; antes de Francisco, o presidente da República Portuguesa fará o discurso de boas-vindas.
Após o almoço, em privado, na Nunciatura Apostólica, o Papa recebe pelas 16h30 o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva; 15 minutos depois, reúne-se com o primeiro-ministro português, António Costa.
A comitiva de Francisco integra os principais responsáveis da diplomacia da Santa Sé: o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin; o substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra; e o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Gallagher.
A segunda cerimónia pública do dia é a recitação da oração de Vésperas, pelas 17h30, no Mosteiro dos Jerónimos, onde o Papa vai ser recebido pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, e o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.
Francisco vai proferir uma homilia nesta celebração, que prevê a presença de bispos, membros do clero e de Institutos de Vida Consagrada, seminaristas e agentes de pastoral da Igreja Católica.
O dia encerra-se na Nunciatura, a embaixada da Santa Sé em Lisboa, onde o Papa vai pernoitar até domingo, nesta viagem a Lisboa, com passagem por Fátima na manhã de sábado.
OC