Lisboa 2023: Artistas portugueses atuam na Jornada Mundial da Juventude

Buba Espinho, Carminho, Cecília Rodrigues, Héber Marques, Salvador Seixas e Tiago Bettencourt marcam presença nos Eventos Centrais

Foto Agência ECCLESIA/PR

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – Os Eventos Centrais da JMJ Lisboa 2023 vão contar com a participação de vários artistas portugueses, animando o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que se inicia hoje.

“Buba Espinho, Carminho, Cecília Rodrigues, Héber Marques (membro fundador dos HMB), Mariza, Miguel Carmona, Mimi Froes, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Salvador Seixas e Tiago Bettencourt são os artistas portugueses que vão marcar presença no encontro internacional que decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

As atuações vão decorrer nos Eventos Centrais que contam com a presença do Papa Francisco, nomeadamente o Acolhimento e a Via Sacra, que se realizam na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, a 3 e 4 de agosto, e na Vigília, que se realiza no Campo da Graça, no Parque Tejo, a 5 de agosto.

Os artistas juntam-se ao Coro e à Orquestra da JMJ Lisboa 2023 de que fazem parte músicos de todo o país, e ao ‘Ensemble23’, composto por jovens bailarinos de 22 nacionalidades, para “fazer da Jornada Mundial da Juventude um lugar de beleza”.

O primeiro grande momento da semana será a Missa de Abertura, esta tarde, pelas 19h00, que será presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Colina do Encontro.

O mesmo local recebe a cerimónia de acolhimento, presidida pelo Papa Francisco, aos jovens de todo o mundo, pelas 17h45 de quinta-feira.

No dia seguinte, pelas 18h00, acontece a Via-Sacra, com o Papa Francisco, também na Colina do Encontro, “um dos momentos mais simbólicos da semana”, segundo a organização.

O penúltimo dia da JMJ Lisboa 2023 começa com a Peregrinação até ao local da Vigília, marcada para as 20h45 de sábado, no Campo da Graça.

O encerramento da semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 começa às 09h00 com a Missa de Envio, o último dos Eventos Centrais, no domingo.

Durante a tarde do dia 6 de agosto, o Papa vai encontrar-se com os voluntários da JMJ Lisboa 2023 no Passeio Marítimo de Algés, pelas 16h30.

Além destes eventos, de 1 a 4 de agosto todos os peregrinos podem visitar a Cidade da Alegria, em Belém, que inclui a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

Entre os dias 2 e 4 de agosto, vão ter lugar os Encontros ‘Rise UP,’ das 9h30 às 12h30, encontros de oração e reflexão com bispos e jovens, espalhados pelas Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal).

Ao longo de toda a semana estarão cerca de 500 eventos a decorrer em mais de 100 espaços diferentes, para o ‘Festival da Juventude’.

OC

Lisboa 2023: Coro e orquestra da JMJ juntaram-se pela primeira vez sob a batuta de Joana Carneiro (c/fotos)

«Novas Conversas»: A fé e a música no canto lírico de Cecília Rodrigues (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top