Lisboa 2023: Novo modelo de catequeses dá voz aos jovens, em diálogo com bispos

Encontros «Rise Up» ocupam manhãs de quarta a sexta-feira, por grupos linguísticos

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – A JMJ Lisboa 2023 vai introduzir novidades no tradicional modelos das catequeses, nas manhãs de quarta, quinta e sexta-feira, propondo um encontro entre os jovens e os bispos, o ‘Rise Up’, para que as novas gerações “possam falar”.

Este novo formato, indica a organização portuguesa, “desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia”.

Os temas foram debatidos antes da JMJ e estão agora no centro deste ciclo, “organizado em estreita colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida”.

Os Encontros Rise Up decorrerão em Igrejas e noutros espaços próximos dos locais de acolhimento de peregrinos – cerca de 270 espaços (identificados na App ”Lisboa 2023”) -, organizados por mais de 30 idiomas, para “proporcionar espaços de reflexão, escuta e partilha”.

O pontificado do Papa Francisco forneceu alguns temas próximos aos corações dos jovens, que indicam caminhos concretos e práticos para ser uma Igreja em missão, à imagem de Maria, uma juventude Rise Up: a ecologia integral (‘Laudato si’), a amizade social e a fraternidade universal (‘Fratelli tutti’) e a misericórdia (‘Misericordia et misera’)”.

Durante as três manhãs, os jovens irão “construir juntos” uma casa, num momento logo após o diálogo com o bispo, que será a síntese dos vários encontros.

“A ideia de casa sugere a ligação à Casa Comum, oferecida por Deus a todos como lugar onde vivemos (Ecologia Integral); a dimensão relacional, onde se aprende a fraternidade e a alegria de viver em comunhão (Amizade Social); a casa do Pai, lugar da misericórdia, de onde partimos e onde chegamos, muitas vezes como filhos pródigos, para que a vida e a alegria possam ser redescobertas e refeitas (Misericórdia)”, precisa a organização portuguesa.

OC

1.º Encontro | 2 de agosto, quarta-feira

Tema bíblico: Maria levantou-se e partiu apressadamente para a montanha (Lc 1, 39)

Temática de reflexão: Ecologia integral

O principal objetivo deste encontro é aprofundar o tema geral da JMJ e introduzir os jovens na experiência de serem amados e chamados pelo Senhor, como Maria. Esta experiência impele-nos para o alto e para o outro, reconciliando-nos com Deus, com os irmãos e com a criação.

 

2.º Encontro | 3 de agosto, quinta-feira

Tema Bíblico: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)

Temática de reflexão: Amizade Social

O encontro deve ter por objetivo mostrar aos jovens caminhos concretos para seguir Jesus e imitar Maria, dando corpo ao seu “sim” (cf. mensagem JMJ 2021). Sintam-se os jovens convidados a participar do sonho de Deus para a humanidade e a contribuírem ativamente para transformar a realidade.

 

3.º Encontro | 4 de agosto, sexta-feira

Tema bíblico: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (cf. Lc 1, 50)

Temática de reflexão: Misericórdia

Durante a terceira manhã, introduz-se os jovens à importância do silêncio e da contemplação, chamando-os a tornarem-se cada vez mais familiares e amigos de Jesus, “o homem do terceiro dia”, o Crucificado-Ressuscitado. Neste encontro com o Pai Misericordioso, os jovens serão convidados a reler o seu próprio caminho de vida, num tempo de adoração, de diálogo pessoal e de reconciliação com Deus.

 

JMJ 2023: Novos encontros «Rise UP» querem jovens como «protagonistas na transformação do mundo»

Partilhar:
Scroll to Top