Comitiva integra 11 profissionais portugueses
Octávio Carmo, enviado especial da Agência ECCLESIA
Cidade do Vaticano, 01 ago 2023 (Ecclesia) – A comitiva que vai acompanhar o Papa a Portugal inclui 78 jornalistas, incluindo 11 profissionais portugueses.
A partida de Roma está prevista para as 07h50 (menos uma em Lisboa), no Aeroporto de Fiumicino, no voo AZ4000 com destino a Lisboa, de cerca de três horas e 1950 quilómetros.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, adiantou aos jornalistas, na última semana, que Francisco vai falar em espanhol – com exceção do primeiro discurso, em Belém, que será em italiano –, nas 11 intervenções previstas em Lisboa e Fátima.
“O Papa conhece a cultura portuguesa”, sublinhou o porta-voz do Vaticano, destacando que os discursos vão incluir referências a escritores como “Pessoa e Saramago”.
“Podemos esperar algumas palavras, nesse sentido”, acrescentou.
Quanto à JMJ, Matteo Bruni projetou que as várias intervenções do Papa vão constituir uma “grande catequese”, com atenção aos “medos e sonhos” dos jovens e denunciando tentativas de “explorar” as novas gerações, mesmo virtualmente.
A delegação do Papa vai incluir o cardeal Farrel, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, bem como o cardeal português D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, e o futuro cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos.
A visita de cinco dias do Papa constitui a mais longa das viagens papais a Portugal, até hoje.
Francisco vai contar com a equipa médica “de sempre”, sem reforço de pessoal por causa da recente intervenção cirúrgica a que foi submetido, assinalou o porta-voz do Vaticano.
O programa inclui, entre outros eventos, um almoço com 10 jovens de várias nacionalidades, a 4 de agosto, na Nunciatura Apostólica, com o Papa e o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Questionado sobre um eventual encontro de Francisco com vítimas de abusos sexuais, Matteo Bruni precisou que o mesmo será divulgado sempre “depois” de ter acontecido, “se existir”.
“Estes encontros, quando acontecem, acontecem de forma reservada, para facilitar o processo de cura, que é sempre pessoal, íntimo”, precisou.
O documento de trabalho distribuído aos jornalistas evoca o trabalho desenvolvido pela Comissão Independente, criada pela Conferência Episcopal Portuguesa, para estudar os casos de abusos sexuais de menores.
A 5 de agosto, Francisco regressa a Fátima, seis anos depois, numa etapa particularmente atenta a um “mundo em guerra”.
O porta-voz do Vaticano recordou, a esse respeito, a oração de São Paulo VI na Cova da Iria, a 13 de maio de 1967, pela Igreja e pelo “mundo em crise”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).
Em maio de 2017, Francisco tornou-se o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010); São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.
Desde a sua eleição pontifícia, em 2013, o Papa visitou 60 países: Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar, Bangladesh, Chile, Perú, Bélgica, Irlanda, Lituânia, Estónia, Letónia, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bulgária, Macedónia do Norte, Roménia, Moçambique, Madagáscar, Maurícia, Tailândia, Japão, Iraque, Eslováquia, Chipre, Grécia (após ter estado anteriormente em Lesbos), Malta, Canadá, Cazaquistão, Barém, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Hungria; Estrasburgo (França) – onde esteve no Parlamento Europeu e o Conselho da Europa -, Tirana (Albânia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Genebra (Suíça).
OC
Programa oficial da viagem do Papa
Quarta-feira, 2 de agosto 07h50 Partida de avião do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino para Lisboa 10h00 Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa 10h00 Receção Oficial 10h45 Cerimónia de Boas-Vindas, na entrada principal do Palácio Nacional de Belém 11h15 Visita de Cortesia ao Presidente da República, no Palácio Nacional de Belém 12h15 Encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém 16h45 Encontro com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica 17h30 Vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos
Quinta-feira, 3 de agosto 09h00 Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa 10h40 Encontro com os Jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais 17h45 Cerimónia de Acolhimento, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)
Sexta-feira, 4 de agosto 09h00 Confissão de alguns Jovens da JMJ, na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) 09h45 Encontro com os Representantes de alguns Centros de Assistência Socio-Caritativa, no Centro Paroquial de Serafina 12h00 Almoço com os Jovens, na Nunciatura Apostólica 18h00 Via-Sacra com os Jovens, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)
Sábado, 5 de agosto 08h00 Partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima 08h50 Chegada ao Estádio de Fátima 09h30 Recitação do Terço com os Jovens Doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima 11h00 Partida de helicóptero, do Estádio de Fátima, para Lisboa 11h50 Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa 18h00 Encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito 20h45 Vigília com os Jovens, no Campo da Graça (Parque Tejo)
Domingo, 6 de agosto 09h00 Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, no Campo da Graça (Parque Tejo) 16h30 Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés 17h50 Cerimónia de Despedida, na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa 18h15 Partida de avião da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Roma 22h15 Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino |