Iniciativa da plataforma «Eu Acredito» começa às 19h00 no largo de São Domingos, na Baixa da cidade, em sintonia com a despedida do Papa
Lisboa, 28 fev 2013 (Ecclesia) – Cerca de 1500 jovens vão reunir-se hoje na Baixa de Lisboa às 19h00, hora prevista para a renúncia oficial de Bento XVI, para rezarem pelo Papa alemão e pelo seu sucessor, revelou a organização do evento.
O encontro é promovido pela plataforma “Eu Acredito” que em comunicado enviado à Agência ECCLESIA adianta que a concentração dos participantes irá ter lugar no largo de São Domingos.
Meia hora mais tarde, às 19h30, o grupo vai participar numa missa na igreja com o mesmo nome, seguindo-se depois um tempo de oração.
Esta é a segunda iniciativa da plataforma “Eu Acredito” em homenagem a Joseph Ratzinger, depois do Papa ter anunciado a renúncia ao seu pontificado, a 11 de fevereiro.
A primeira realizou-se há uma semana, no mesmo local, e envolveu centenas de jovens dos mais variados grupos e estruturas juvenis da diocese de Lisboa.
Criada em 2010, durante a vinda de Bento XVI a Portugal, a plataforma integra, entre outros elementos, jovens das Equipas de Nossa Senhora, do movimento de Schoenstatt, do Centro Universitário Padre António Vieira e dos secretariados diocesanos da Juventude, Vocações e Pastoral Universitária.
Apesar de serem especialmente dirigidas ao universo juvenil, as suas atividades estão abertas a pessoas de todas as idades e os participantes são identificados através de uma t-shirt azul.
A mesma camisola azul que os jovens da plataforma utilizaram em maio de 2010, quando cumpriram o trajeto entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço, para irem ao encontro de Bento XVI e participarem na missa que o Papa presidiu naquela praça.
Durante a eucaristia, Joseph Ratzinger desafiou os fiéis, e em especial aos mais novos, a colocarem a sua confiança em Cristo – “Quem acreditar em Jesus não será confundido: é Palavra de Deus, que não Se engana nem pode enganar”, salientou.
JCP/RJM