Anúncio feito por ocasião do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
Lisboa, 15 nov 2018 (Ecclesia) – A Basílica dos Congregados, na Arquidiocese de Braga, vai lançar uma app com “pequenas orações e conteúdos doutrinais” em Língua Gestual Portuguesa (LGP), cujo dia nacional se assinala hoje.
A Igreja Católica em Portugal, através das dioceses, instituições e santuários, tem-se mostrado atenta às pessoas portadoras de deficiência e promove celebrações e catequeses com interpretes de LGP.
“Estamos a desenvolver uma #app (aplicação) com pequenas orações e conteúdos doutrinais”, informa a Basílica dos Congregados, numa publicação na rede social Facebook.
O templo da Arquidiocese de Braga tem, desde fevereiro, um intérprete de Língua Gestual Portuguesa na catequese de adultos; desde 25 de outubro de 2016, proporciona o mesmo serviço de interpretação na Eucaristia dominical das 12h00.
O arcebispo de Braga deu os “parabéns à Porto Editora” pela “excelente iniciativa” de criar um “Novo Dicionário de Língua Gestual Portuguesa” acessível pela internet, na rede social Twitter.
“Mais um grande passo para a inclusão desta minoria linguística”, assinala D. Jorge Ortiga sobre o dicionário com mais de 5300 palavras que está disponível a partir de hoje em formato online, no site da Infopédia, oito anos depois do lançamento da versão em papel.
Eentre outros projetos de interpretação de catequeses ou Missas em LGP, como na Paróquia da Sé em Faro, na Diocese do Algarve, ou o Santuário de Fátima na Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade; a Paróquia de Telheiras, no Patriarcado de Lisboa, começou este ano a preparar Catequeses para a comunidade surda, numa iniciativa de uma catequista, com o acolhimento imediato do pároco.
Na televisão, o programa ECCLESIA (RTP2) apresenta antecipadamente em Língua Gestual Portuguesa o Evangelho que vai ser proclamado nas celebrações de cada domingo, desde 16 de fevereiro deste ano; a transmissão de ‘A Fé dos Homens’, onde se inclui o programa da Igreja Católica, conta com interpretação em LGP desde janeiro de 2017.
A Língua Gestual Portuguesa está incluída na Constituição da República como uma das línguas oficiais portuguesas desde 15 de novembro de 1997 e o seu dia nacional, assinalado hoje, pretende promover a LGP e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
A língua gestual é a forma de comunicação produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e expressões faciais, e tem um vocabulário especial e uma gramática própria.
Em Portugal, os Censos de 2001 registaram 84 172 deficientes auditivos e segundo o Inquérito Nacional de Incapacidades, Deficiências e Desvantagens de 1996, publicado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, existiam cerca 115 066 pessoas com deficiência auditiva e 19 172 com surdez.
CB/OC