Lisboa, 15 mar 2018 (Ecclesia) – A Embaixada da República Árabe do Egito e a Universidade Católica Portuguesa vão promover hoje uma conferência com Ahmad Al-Tayyeb, grande imã de al-Azhar, sobre “Valores Religiosos e Sociedade Contemporânea”.
A conferência internacional o grande imã de al-Azhar (Egito) vai decorrer na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a partir das 17h00, no Auditório Cardeal Medeiros.
Com entrada livre, a conferência vai ter tradução simultânea.
Em maio de 2016, o Papa Francisco recebeu o grande imã de al-Azhar, que lidera a mais importante instituição do Islão sunita, sediada no Cairo.
A sala de imprensa da Santa Sé informou, na ocasião, que os dois responsáveis sublinharam “o grande significado deste novo encontro” no quadro do diálogo entre a Igreja Católica e o Islão”.
Em abril de 2017, o Papa visitou o Egito, tendo-se encontrado com o grande imã de al-Azhar, que se deslocou ao Vaticano novamente em novembro de 2017.
Em 2011, a instituição sunita tinha anunciado a suspensão dos encontros com o Vaticano após o que classificaram de “ataques” de Bento XVI contra o Islão.
Em causa estava a condenação pública, por parte do agora Papa emérito, de um atentado que vitimou 23 cristãos na cidade egípcia de Alexandria, a 1 de janeiro desse ano, para além das suas várias intervenções em favor da liberdade religiosa em países de maioria islâmica.
OC/PR