O Primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams, estará no Vaticano no final da próxima semana, para um encontro com o Papa e um colóquio sobre a figura do Cardeal Johannes Willebrands (1909-2006), figura de referência no movimento ecuménico.
O Arcebispo da Cantuária encontra-se com Bento XVI no dia 21, mas antes reúne-se com o Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos.
No início desta semana, Bento XVI publicou a Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus, que apresenta as normas para o regresso dos grupos anglicanos à Igreja Católica, assim que os mesmos o solicitem.
O documento fora anunciado no passado dia 20 de Outubro pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada, que falou em “numerosos pedidos” de grupos de clérigos e fiéis anglicanos que desejam “entrar em comunhão plena e visível” com Roma.
O documento do Papa introduz uma estrutura canónica que possibilita uma “reunião corporativa”, estabelecendo ordinariatos pessoais. Os grupos anglicanos poderão assim preservar os seus elementos particulares de liturgia e espiritualidade.