Liberdade Religiosa: Vaticano prestou esclarecimentos à embaixadora egípcia

Representante diplomática junto da Santa Sé vai ser chamada ao Cairo pelo seu Governo

Cidade do Vaticano, 12 Jan (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, recebeu em audiência a embaixadora do Egipto junto da Santa Sé, Lamia Aly Hamada Mekhemar, que vai ser chamada ao Cairo pelo seu Governo.

Segundo comunicado oficial da Santa Sé, o encontro, ocorrido na tarde de 11 de Janeiro, versou sobre as intervenções de Bento XVI relativas às matérias da “liberdade religiosa e da protecção dos cristãos no Médio Oriente”.

A embaixadora egípcia manifestou ao representante do Vaticano as “preocupações do seu Governo, no momento actual”.

Bento XVI condenou por diversas ocasiões o atentado que matou 23 pessoas no último dia 1 de Janeiro, junto de uma igreja ortodoxa copta, em Alexandria, segunda cidade mais populosa do Egipto.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio, Hossam Zaki, revelou que a embaixadora junto da Santa Sé vai ser chamada ao Cairo por causa de “novas declarações do Vaticano que afectam os assuntos internos do Egipto e que o Egipto considera uma interferência inaceitável”.

O arcebispo Mamberti quis manifestar ao Governo do Egipto que “a Santa Sé participa na comoção de todo o povo egípcio, atingido pelo atentado de Alexandria”, assegurando que partilha a preocupação de “evitar uma escalada de confrontos e de tensões por motivações religiosas”.

Na última Terça-feira, um cristão egípcio foi morto a tiro, após um ataque ocorrido num comboio que terá ferido também, pelo menos, mais três cristãos.

OC/RR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top