Líbano: Patriarca católico apela a reconhecimento internacional do Estado da Palestina

Gregório III Laham diz que este seria «bem mais precioso» para cristãos do mundo árabe

Harissa, 14 set 2012 (Ecclesia) – O patriarca de Antioquia da comunidade greco-melquita, Gregório III Laham, apelou hoje no Líbano ao reconhecimento do Estado da Palestina e afirmou que esse seria o “bem mais precioso” para cristãos e muçulmanos do mundo árabe.

Este responsável falava perante o Papa, numa celebração litúrgica que decorreu na Basílica de São Paulo, em Harissa, cerca de 25 km a norte de Beirute, capital do Líbano.

O patriarca Gregório disse que o reconhecimento internacional da Palestina abriria o caminho para “uma verdadeira primavera árabe, uma verdadeira democracia e uma verdadeira revolução capaz de mudar a face do mundo árabe e dar a paz à Terra Santa”.

Bento XVI assinou hoje a exortação apostólica pós-sinodal ‘Ecclesia in Medio Oriente’ (A Igreja no Médio Oriente), recolhendo as conclusões do Sínodo dos Bispos de 2010, no Vaticano, que apresentou como um documento de “importância particular” para fazer sair os cristãos da “discriminação”.

O patriarca de Antioquia da comunidade greco-melquita lembrou que assembleia sinodal abordou a questão do conflito israelo-palestino e elogiou a posição “pioneira” da Santa Sé e dos Papas em relação à mesma.

“A solução do conflito israelo-palestino-árabe é um garante para a solução dos problemas mais complicados do mundo árabe e para travar a emigração dos cristãos”, disse este responsável.

A exortação hoje firmada refere que “as posições da Santa Sé sobre os diversos conflitos que flagelam dramaticamente a região e a posição sobre o Estatuto de Jerusalém e dos Lugares Santos são amplamente conhecidas”.

Na mensagem final do Sínodo de 2010, os participantes do Médio Oriente defendiam uma “pátria independente e soberana” para a Palestina e que o Estado de Israel pudesse “gozar de paz e segurança dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top