Leituras da morte e da esperança na poesia portuguesa

Colóquio inserido na Missão 2010, da Diocese do Porto

A Pastoral da Cultura da diocese do Porto realiza hoje, 15 de Novembro, o seminário “A pergunta na hora de partir – Leituras da morte e da esperança na poesia portuguesa”.

A iniciativa enquadra-se na “Missão 2010”, conjunto de actividades realizadas durante este ano pela Igreja local com o objectivo de intensificar o anúncio e testemunho da mensagem cristã.

O tema da Esperança foi proposto num mês que começa pela romagem aos cemitérios, mesmo num tempo e numa sociedade em que um certo encobrimento da morte tornou-a uma espécie de ‘tabu’.

O seminário procura reflectir sobre o modo como morte e esperança afloram na poesia de quatro poetas notáveis: dois finisseculares, António Nobre (1867-1900) e Daniel Faria (1971-1999), e dois poetas com uma presença muito significativa no século XX: Teixeira de Pascoaes (1877-1952), na primeira metade, e Ruy Belo (1933-1978), na segunda.

Para esta reflexão foram convidados quatro intelectuais com sólida formação humanista e literária: José Carlos Seabra Pereira, António Cândido Franco, Manuel António Ribeiro e D. Carlos A. Moreira Azevedo.

As perspectivas sobre os temas em análise serão alargadas com a inauguração, no mesmo dia, de uma exposição de Karin Somers, escultora belga cujo trabalho, à luz de uma visão cristã, materializa as mais profundas formulações da protologia e da escatologia (origem e fim último do Homem).

O horizonte derradeiro da existência vai também ser acentuado com a música, através da interpretação do “Quatuor pour la fin du temps” de Olivier Messiaen – executado por Filipe Pinto-Ribeiro (piano), Pascal Moraguês (Clarinete), Tatiana Samouil (violino) e Justus Grimm (violoncelo).

O concerto é introduzido por um texto drámático de José Manuel Teixeira da Silva, inspirado na obra de Messiaen.

O encontro, que se realiza na Universidade Católica Portuguesa (Foz, Porto), tem o seguinte programa:

15h00 (Auditório 1) – Abertura (Joaquim Azevedo, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura)

15h30 – Conferência: António Nobre (José Carlos Seabra Pereira)

16h00 – Conferência: Teixeira de Pascoaes (António Cândido Franco)

17h30 – Conferência: Ruy Belo (Manuel António Ribeiro)

18h00 – Conferência: Daniel Faria (D. Carlos A. Moreira Azevedo)

19h00 – Encerramento (D. Manuel Clemente)

21h30 (Auditório Ilídio Pinho) – Apresentação do texto “Penas Pesadas da Neve” (de José Manuel Teixeira). Concerto: « Quatuor pour la fin du temps » (de Olivier Messiaen)

SDPC/SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top