Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão de Famalicão vivem dia de formação

A Arquidiocese de Braga, através da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Litúrgica, procura promover ao longo deste ano pastoral um dia de formação destinado aos Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC’s) que exercem o seu ministério na Arquidiocese.

Para se tornar mais próxima de todos e facilitar a participação de um maior número de pessoas, esta formação, é realizada em diferentes Arciprestados, em dias diferentes, mas subordinada ao mesmo tema. No passado sábado, dia 5, foi o dia em que a mesma foi acolhida pelo Arciprestado de V. N. de Famalicão, destinam-se assim, particularmente, aos Leitores e MEC’s das diferentes paróquias do Arciprestado.

Este encontro teve lugar no Centro Cívico e Pastoral de Famalicão, iniciando às 9h30 com oração de Laudes.

Depois da oração, coube ao Arcipreste de V. N. de Famalicão, o P.e Mário Martins, dirigir umas palavras de acolhimento a todos os presentes, agradecendo quer à equipa de formação, quer aos Leitores e MEC’s participantes, manifestando o seu louvor a Deus pela presença de todos e deixando os votos de um dia proveitoso.

Seguiu-se assim, a apresentação do primeiro tema do dia, sendo apresentada e explicada a estrutura da Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina, um documento resultante do Concílio Vaticano II e que, neste segundo ano do triénio dedicado à Palavra de Deus, é o documento eleito pela nossa Arquidiocese para ser estudado e aprofundado por todos os cristãos, na medida em que a partir da reflexão do mesmo seremos capazes de melhor acolher a Palavra.

O resto do dia, além de contar com momentos em que se procurou sensibilizar os Leitores para os diversos cuidados a que devem atender aquando da proclamação da Palavra de Deus, assim como a preparação prévia da mesma, contou ainda com a apresentação de mais dois subtemas. Num deles, procurou-se, a partir de algumas imagens de pintores famosos, que retratam quadros bíblicos, perceber-se a importância e o papel central que a Palavra de Deus sempre teve na vida da Igreja e, por conseguinte, deve ter na vida de todos os cristãos, particularmente daqueles que são Ministros da Palavra. Por último, foi feita uma explicação sobre o Leccionário, isto é, o livro a partir do qual são proclamadas as leituras na celebração da Eucaristia.

Este dia de formação terminou por volta das 16h00 com um pequeno momento de oração, ficando nos Leitores e MEC’s presentes uma consciência mais séria e comprometida do serviço que prestam nas suas comunidades paroquiais, como Ministros da Palavra e Ministros da Eucaristia, isto é, como aqueles que têm a responsabilidade de levar Cristo Palavra e o Corpo de Cristo a todos os fiéis.

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top