Leiria: Unidade Pastoral de Fátima entrou em vigor este domingo

Num ambiente “profundamente espiritual, cheio de simbolismo e comunhão”

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 31 mar 2025 (Ecclesia) – A “nova” Unidade Pastoral de Fátima (UP13), da Diocese de Leiria-Fátima, entrou em vigor este domingo, 30 de março, num ambiente “profundamente espiritual, cheio de simbolismo e comunhão”.

Celebrou-se não apenas uma reorganização pastoral, mas o início de um novo caminho bordado de fé, partilha e esperança, que une comunidades em torno do coração mariano da Igreja”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Unidade Pastoral de Fátima é composta pelas paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede e não é apenas “uma nova estrutura da vida comunitária, mas um percurso tecido por muitas vozes, muitas mãos, muitas histórias”.

No momento simbólico da celebração, duas crianças aproximaram-se do altar “como quem se aproxima do coração da Igreja” e “representavam os santos Francisco e Jacinta Marto”.

“Trouxeram consigo as chaves da Igreja Matriz de Fátima, que colocaram nas mãos dos novos párocos”, refere.

Na homilia, D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, falou “ao coração dos presentes, com palavras que são semente de futuro”.

“Esta unidade pastoral foi pensada com cuidado, porque representa uma coroa em torno de Fátima. Vós sois uma parte muito importante daquilo que a Igreja, a Diocese e a Igreja portuguesa oferecem àqueles que passam, àqueles que caminham rumo a Fátima”.

A nova equipa sacerdotal é composta pelos padres Leonel Baptista, Sérgio Henriques, José Baptista e Armindo Castelão.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top