Leiria: superficialidade impede expressões de co-responsabilidade

Sacerdotes da diocese preparam ano sacerdotal O Conselho de sacerdotes da diocese de Leiria – Fátima lamenta a "superficialidade" da imagem que se tem da Igreja, que impede a aprofundar de expressões de "co-responsabilidade".

O Conselho de presbíteros desta diocese reuniu com D. António Marto, bispo de Leiria – Fátima, onde identificaram campos de acção para o próximo ano pastoral. "As imagens que temos sobre a Igreja, bem como a necessidade de ir ao seu coração para contemplar o mistério que a habita e brota da Trindade Santíssima. Só assim será possível fundar e promover expressões de comunhão e co-responsabilidade, quer na vida das comunidades paroquiais, movimentos e outras instituições eclesiais, quer na sua organização, interacção e acção missionária".

A diocese de Leiria – Fátima quer, no próximo ano pastoral, "promover a comunhão fraterna", tendo em conta a proposta do ano sacerdotal, da iniciativa de Bento XVI, que principia a 19 de Junho.

A reunião tinha também em agenda a avaliação do ano pastoral que caminha para o seu final. O Conselho de presbíteros reconheceu a "novidade de algumas iniciativas" e o bom acolhimento "do Retiro Popular, e a coordenação da formação ao nível diocesano".

O sacerdotes assinalaram o "sentir comum é que se fez caminho". "Importa agora continuá-lo e aprofundá-lo, pois a formação é um dos nomes da nova Evangelização", sublinham, afirmando que "falta muito para fazer".  

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top