Reitor da instituição tinha anunciado disponibilidade para colaborar com as autoridades
Leiria, 12 nov 2020 (Ecclesia) – O Seminário Diocesano de Leiria vai acolher uma estrutura de apoio de retaguarda (EAR) para doentes com covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar.
A informação foi adiantada hoje à Lusa por fontes da Câmara de Leiria e da Proteção Civil, um dia depois de o reitor da instituição católica, padre José Augusto Rodrigues, ter referido que o seminário estaria de “portas abertas para colaborar” com as autoridades.
“Esta é uma estrutura que tem todas as condições para poder receber com toda a segurança pessoas autónomas e pessoas dependentes, em quartos muito bem apetrechados”, afirmou o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
Segundo o autarca, trata-se também de “um espaço próximo do Hospital de Leiria”.
“É uma solução que nos deixa bastante satisfeitos e esperamos que não seja muito usada, mas fica já disponível para esta região de forma a colmatar a pressão que o Hospital de Leiria poderá vir a enfrentar nas próximas semanas” devido à pandemia, acrescentou, explicando que as despesas serão repartidas entre a Câmara de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a que também preside.
O reitor do O Seminário Diocesano de Leiria tinha adiantado esta quarta-feira que a instituição estava a “dialogar com as entidades civis” sobre a possibilidade de acolher nas suas instalações uma EAR.
“A responsabilidade social e os princípios evangélicos que nos regem levam-nos a estar de portas abertas para colaborar na luta contra uma epidemia que a todos nos atinge. Como afirmou recentemente o Papa Francisco, «só nos salvamos juntos»”, indicou o padre José Augusto Rodrigues, em nota divulgada no site diocesano.
OC