Leiria prolonga Ano Paulino com exposição

No culminar do ano do jubileu dedicado a São Paulo, o Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima pretende prolongar a celebração desta figura do Cristianismo que em todas as semanas do ano litúrgico continua a interpelar a comunidade dos crentes através das suas cartas, inaugurando uma exposição de arte sacra, cuja abertura ocorrerá no dia 13 de Julho, na igreja de São Pedro de Leiria.

Pensada a partir dos escritos de Paulo, a mostra incluirá quatro núcleos, proporcionando uma reflexão de carácter histórico, eclesiológico e teológico. Se nos dois primeiros núcleos o visitante é convidado a reflectir no quadro histórico desta figura maior do Cristianismo – Saulo, por que me persegues? (Act 22, 7) e Caminho de Damasco: o encontro com a Luz do Ressuscitado (Act 22, 1-21) -, os dois últimos núcleos são dedicados a fazer memória da difusão do culto do Apóstolo e da doutrina por si difundida: Evangelho plenamente proclamado a todos (cf. 2 Tim 4, 17): culto e celebração de São Paulo na Diocese e Teologia Paulina: a centralidade de Cristo, Homem e Deus.

A exposição integrará obras de arte sacra das diferentes disciplinas artísticas, desde a pintura, a escultura, a azulejaria, a paramentaria e a ourivesaria. As distintas cronologias e linguagens estéticas patenteadas nas peças, que datam desde o século XVI ao XXI, demonstram como a figura de São Paulo, porventura menos representada que outras do hagiológio, foi objecto de atenção da comunidade diocesana de Leiria e fonte de inspiração artística. À excepção de um candelabro da liturgia judaica, todas as peças que compõem a mostra pertencem ao património diocesano.

Assumindo que a exposição se revela excepcional oportunidade para reflectir com a linguagem do tempo presente sobre a figura de Paulo, o Departamento do Património Cultural da Diocese encontrou oportuno lançar um desafio ao artista Sérgio Mota Bernardo a fim de criar para esta mostra uma escultura que o mesmo intitulou "O Apóstolo São Paulo" (ferro, vidro, chumbo, grisalhas sobre vidro). Assim, não apenas através da forma de enquadramento das peças que a constituem, mas também através da criação de obra de arte contemporânea, esta exposição lega ao futuro mais uma criação que toma São Paulo como fonte inspiradora de criação.

À linguagem museológica apresentada, subjaz um discurso deliberadamente assente na Palavra do Apóstolo, conferindo ao património histórico e artístico associado à imagem de São Paulo um novo protagonismo a fim de que as peças continuem a servir os requisitos da Evangelização. O percurso previsto opera-se através do recurso a estratégias sensoriais, ajudando assim o visitante a encontrar meios sensíveis de apreensão da história do Apóstolo dos gentios.

É intenção do Departamento que esta mostra dê continuidade à difusão da mensagem de São Paulo, fazendo-se ela própria o prolongamento da oração de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, no início do tempo jubilar: «Dirigimo-nos a ti, ó grande apóstolo São Paulo, arauto de Cristo e nosso Mestre na fé. Fazemos nossa a mesma súplica do macedónio: "Passa e ajuda-nos" com o teu anúncio, o teu exemplo e a tua intercessão. Intercede ao Senhor por nós, cristãos do século XXI». Assim inicia a exposição, que inaugura a 13 de Julho, pelas 21h30, na igreja de São Pedro, em Leiria.

Marco Daniel Duarte
Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR