Autarquia leiriense destaca contributo de D. António Marto «para a elevação da qualidade de vida das pessoas e a atenção aos mais pobres»
Leiria, 23 mai 2018 (Ecclesia) – O novo cardeal português, D. António Marto, de 71 anos, foi distinguido esta terça-feira com a medalha de ouro do município de Leiria.
De acordo com o serviço de comunicação da Diocese de Leiria-Fátima, a homenagem decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, com o galardão a ser entregue pelo presidente da câmara local, Raul Castro.
“D. António Marto foi distinguido pelo seu serviço à Diocese e à sociedade, contribuindo para a elevação da qualidade de vida das pessoas e a atenção aos mais pobres e para levar longe o nome de Leiria, especialmente na sua qualidade de responsável pelo Santuário de Fátima”, salienta a mesma nota.
O evento esteve integrado numa sessão solene com vários motivos de destaque: a comemoração do Dia do Município, do aniversário da criação da Diocese de Leiria-Fátima, da elevação de Leiria a cidade, em 1545, e agora com a relevância adicional de saudar também o novo cardeal português anunciado pelo Papa.
A distinção atribuída a D. António Marto já tinha, no entanto, sido aprovada pelo executivo municipal já em 2017.
Durante a mesma sessão comemorativa, foram distinguidos também vários funcionários da autarquia leiriense, com 25 anos de serviço, e diversas personalidades da região que têm contribuído “para o desenvolvimento de Leiria em várias áreas, da ciência à economia, do desporto à cultura, entre outras”.
A criação como cardeal, de D. António Marto, foi anunciada pelo Papa no Vaticano este domingo, dia 20 de maio.
A decisão de Francisco vai ser tornada efetiva num consistório em Roma, marcado para dia 29 de junho, onde serão criados 14 novos cardeais.
JCP