Lisboa, 25 ago 2011 (Ecclesia) – A nova igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Quinta da Alçada, Leiria, foi parcialmente consumida por um incêndio que atingiu o auditório e causou prejuízos estimados em dezenas de milhares de euros.
“Dói muito ver destruir só por destruir”, lamentou o pároco de Marrazes, padre Augusto Gonçalves, ao jornal ‘Correio da Manhã’, cuja edição de hoje adianta que os vestígios do fogo apontam para um ato premeditado de vandalismo.
O incêndio na igreja situada na diocese de Leiria-Fátima terá ocorrido na madrugada de 18 de agosto mas os estragos só foram detetados este fim de semana, dado que s instalações estão encerradas devido às obras, iniciadas há cinco anos.
A construção, orçada em 750 mil euros, estava a ser preparada para abrir parcialmente até ao fim de 2011 mas os danos no auditório e nos sistemas elétrico, sonoro e de ventilação, bem como a fuligem espalhada pelo edifício, impõem o adiamento da inauguração.
Os paroquianos decidem na próxima semana a data de reinício dos trabalhos, enquanto que a Polícia Judiciária investiga a ocorrência.
RM