Leiria, 26 mai 2012 (Ecclesia) – O núcleo distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) promove hoje, naquela cidade, um «Flash mob» contra o desemprego.
Este “flash mob”, expressão inglesa que designa uma ação repentina por um grupo de pessoas em locais públicos, será na Praça Rodrigues Lobo, daquela cidade do centro país e pretende demonstrar que “detrás dos números estão pessoas”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Segundo a mesma nota, o desemprego constitui “uma das principais causas da pobreza, impedindo centenas de cidadãos de ter acesso a uma vida digna”
Se em 1998, a taxa de desemprego rondava os 4,6%, os últimos dados Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para 14,9%, “o que equivale a 819,3 mil pessoas, prevendo-se um aumento durante o próximo ano”, lê-se.
Através desta ação, pretende-se “dar visibilidade a esta problemática, alertando a sociedade, através da mobilização de pessoas que se encontram afetadas, ou não, pelo desemprego, numa ação com a duração total de 7 minutos, onde os participantes deverão permanecer estáticos”, anuncia.
LFS