Leiria: Festa da Fé nas ruas da Cidade

«Rosto(s) da Igreja Diocesana» quer celebrar as diferentes formas de ser Igreja no espaço público

Os cristãos envergonhados da diocese de Leria – Fátima estão este fim-de-semana na rua. É a festa da Fé «Rosto(s) da Igreja Diocesana» que decorre, até Domingo, dia 23, em vários locais centrais da cidade de Leiria.

“Não queremos fazer um espectáculo público, mas fazer a festa para todos na rua”, traduz o Pe. Gonçalo Dinis, que integra a comissão organizadora da actividade que congrega três sacerdotes e seis leigos.

A festa tem como objectivo proporcionar o encontro entre todas as formas de ser Igreja diocesana – paróquias, movimentos, vida religiosa, e também leigos são convidados a celebrar a fé não de forma “expositiva ou para chamar a atenção” mas para “simplesmente celebrar, em diálogo e encontro com sociedade civil, o facto de sermos cristãos”.

Esta actividade insere-se no plano pastoral diocesano que este ano se centra na comunhão e corresponsabilidade.

Celebrar “em aberto” e em todas as realidades da sociedade mostrando que “a Igreja existe, está presente e integra a sociedade”, enfatiza o organizador.

A festa da fé é, segundo o Pe. Gonçalo Dinis, uma “boa forma de responder aos apelos que Bento XVI” deixou também aos diocesanos na sua recente visita apostólica a Portugal.

“Os cristãos têm alguma vergonha de celebrar a sua fé em público. Como Igreja é importante encorajar a mostrar o valioso que temos”.

Também o bispo da diocese, D. António Marto, quis motivar os fiéis da diocese a participar na «Festa da Fé» através de uma curta mensagem integrada num vídeo propositadamente produzido para a iniciativa.

“Ficarei muito contente se vos puder ver a todos pelas ruas de Leiria a levar a alegria, a convivialidade e a fraternidade às ruas da cidade dos homens”, afirma o prelado.

A organização apresenta muitas e diferentes propostas para acompanhar este fim-de-semana em que a diocese e também a cidade de Leiria assinalam a sua data de fundação.

As actividades querem abranger todas as faixas etárias, apresentando por isso, propostas variadas no seu género. 

A festa teve início esta Sexta-feira e contou com a presença das entidades civis e militares. A cidade recebeu a imagem da padroeira da diocese, Imagem de Nossa Senhora de Fátima, tendo percorrido as ruas da cidade em procissão.

Ao longo da tarde deste Sábado são muitas as propostas que obrigam a fazer escolhas. O Pe. Gonçalo Dinis destaca, no entanto, o concerto de grupos corais, ao início da noite na Sé, e à noite o concerto da Banda Jota.

Para Domingo está prevista uma procissão seguida de eucaristia de encerramento da Festa.

Scroll to Top